Fidelizar clientes para crescer
Pexe 10/11/2015 09:27

O termo "fidelização de clientes" está em moda e é apontado como um trunfo em momentos de crise como estamos passando. O problema é que muitas empresas buscam este processo de forma estabanada e sem preparo, atropelando a sua história, e muitas vezes, até seus próprios clientes.

Fidelizar neste caso, significa entender os desejos e necessidades reais dos consumidores. Se uma empresa ou um profissional preparado conseguir isto, irá retê-los, influenciando assim, a sua opção de compra.

O resultado final será a satisfação do cliente, pois este será atendido de modo especial, sendo oferecido apenas o que ele realmente tem interesse em comprar, aumentando assim, sua parcela de vendas dentro de um ciclo de “vida consumista do cliente” , chamado em inglês de Customer Life Time.

Para esse processo de fidelização, é necessário a empresa montar um “banco de dados” onde tenha todas as informações possíveis e úteis destes consumidores. Quem são, onde moram, quando e porquê compram, do que gostam, enfim, seus principais hábitos de consumo entre outras informações básicas.

Isso permite criar ações de marketing direcionadas e realmente eficazes, focadas em determinados grupos, podendo assim, orientar a área de vendas para atender os clientes que trazem resultados. Evita-se com isso, ações de marketing de massa, que são caríssimas e em sua maioria, pouco eficazes.

Além do ato da compra em si, esses "clientes fiéis" realizam o sonho de consumo de todo gestor, o chamado “boca a boca”, sendo uma propaganda muito mais eficaz do que a ações tradicionais, devido a sua neutralidade e credibilidade, pois não é a empresa falando para seus clientes, e sim, os clientes testemunhando a favor da empresa. Clientes fiéis compram mais, compram melhor, ou seja, pagam “preços especiais” e principalmente retornam.

E o benefício é extremamente claro: CRESCER, CRESCER, CRESCER...

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