Clinicas Fechadas A Repercussão
Nino Bellieny 13/11/2015 16:59

Fechamento de clínicas populares em Itaperuna gera reação de moradores

Por Lili Bustilho*

De acordo com nota oficial divulgada em rede social, o médico oftalmologista e vereador Marcus Vinicius se posicionou sobre o que aconteceu: "Comunico que recebi nesta tarde de quinta-feira, 12, uma equipe de funcionários da prefeitura de Itaperuna-RJ, com um documento expedido pela mesma notificando o fechamento das clínicas populares".

Ainda segundo a nota, é prestado "um trabalho social com o intuito de levar à população serviços voltados a diversos atendimentos na área de saúde, mas que estão suspensos a pedido da Prefeitura de Municipal".

O aposentado João Silvério Sousa que mora perto de uma destas clínicas ao saber do fechamento comentou. "Não acredito que algo necessário e que favorece à população como o atendimento de saúde seja proibido", reclama João Silvério, 73 anos de idade.

clinic

Para a estudante de Enfermagem, Angélica Farias Gonçalves, o fechamento dos serviços destas clínicas populares vai prejudicar diversas pessoas:  "Minha mãe e minha tia são pacientes e nunca reclamaram do atendimento. Não entendemos porque a prefeitura fez isso. Estas clínicas populares só melhoram a saúde do município, apesar das dificuldades que existem para o atendimento médico atualmente em Itaperuna são através destas clínicas que temos também direito à saúde. Esperamos o retorno e reabertura rápida destes serviço populares".

A Prefeitura de Itaperuna alega que foi solicitada pelo MPERJ- Ministério Público do Estado doRio de Janeiro, após denúncias, a fiscalizar as clínicas por meio da Vigilância Sanitária e demais orgãos da área. Eis o teor de nota oficial emitida pelo Decom-Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna:

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL EXIGE FISCALIZAÇÃO DE CLÍNICAS POPULARES NO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA ITAPERUNA, RJ - O Ministério Público Estadual exigiu a fiscalização de Clínicas Populares no município de Itaperuna. Na última sexta-feira, 06, o município recebeu o ofício n° 2015/15 do Ministério Público Estadual informando (através da ‘denúncia’, protocolo MPRJ 2015.00579071) sobre inúmeras irregularidades que vêm ocorrendo no funcionamento de Clínicas Populares no município e confirmadas quando o GAP – Grupo de Apoio às Promotorias – Coordenadoria de Segurança e Inteligência estiveram nos locais, emitindo relatório que consta do Inquérito Civil n° 132/15. O inquérito civil foi instruído com receituários e requisições de exames do SUS (Sistema Único de Saúde); falta de alvará de funcionamento; cobrança de consultas sem a emissão de nota fiscal; falta de convênio ou qualquer vinculação com o município; e por fim, recomendou que o município procedesse a fiscalização e tomasse as “medidas cabíveis a fim de sanar as ilegalidades, usando assim o seu poder de polícia”, revela o ofício. Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Frederico Riviera Cunha, 47 anos, se sentiu ofendido com a paralisação dos atendimentos das clínicas com atendimento social. "Vejo cerca de 50 pessoas terem seus problemas de saúde resolvidos por dia, inclusive eu sou paciente. Isto é bom para Itaperuna. Será que já começaram a brigar e deixar a população prejudicada? Que absurdo. Queremos a volta do funcionamento das clinicas populares", ressalta o pedreiro.

**Lili Bustilho é Jornalista Profissional; credenciada pela Federação Nacional de Jornalista, FENAJ.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS