Especialista Faz Palestras Sobre Doação de Órgãos
Nino Bellieny 07/10/2015 10:54
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
unnamed
A psicóloga Escolar-Educacional do Colégio Redentor, Fátima Aguiar Faria Ximenes e seus alunos, tiveram como convidado no dia 30 de setembro de 2015, o Dr. Rodrigo Amil, famoso médico cirurgião geral e responsável por transplantes de órgãos, especialmente os de fígado, no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna. Amil falou para os meninos e meninas das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em uma conversa proveitosa: os jovens interagiram com muito interesse, fazendo questionamentos inteligentes sobre o tema. Dr. Rodrigo, muito hábil também em Comunicação, adaptou o assunto aos estudantes e explicou detalhadamente como se processa o ato de colher um órgão, ou parte dele, de um indivíduo, (doador), e implanta-se em outro, (receptor); discorreu sobre os princípios  éticos imprescindíveis nos procedimentos e que hoje os transplantes são realizados a partir da  constatação pelos médicos da morte cerebral do doador, sendo somente feito com a permissão da família, respeitando os limites éticos, jurídicos e religiosos decorrentes das intervenções no corpo humano.
Relatou ainda,  que a procura pelos transplantes é maior do que a oferta.  E explicou que os avanços das substâncias imunossupressoras e as técnicas de preservação de transplantes de órgãos estão cada vez mais aprimoradas nos últimos tempos, aumentando a sobrevida dos pacientes em 70%.
amil
Tentar preservar o melhor possível o corpo para a retirada dos órgãos é começar uma corrida contra o tempo, árdua tarefa para o médico, pois, cada órgão tem um tempo ideal de ser transplantado. E mesmo com o indivíduo morto, há uma questão importantíssima:  o respeito pelo cadáver; pelas questões culturais e religiosas. O transplante só é feito se houver hipótese de sucesso clínico. Quem tiver que viver com um órgão que não pertence a ele, pode ter uma enorme variedade de sentimentos contraditórios, é importante que o receptor, faça tratamento psicológico para assimilar esta nova realidade. As identidades não são reveladas para a família do doador, exatamente para evitar implicações.
Usando um jargão profissional, pode-se dizer que  encontro  do Dr. Rodrigo Amil com os jovens alunos, foi um sucesso na doação e recepção de conhecimentos, enriquecendo a todos pela interação constante. Outros profissionais serão convidados pela psicóloga Fátima Aguiar Faria Ximenes, que aliás, vem fazendo esse proveitoso intercâmbio há um bom tempo.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS