Personalização (ou customização) dos produtos
Pexe 26/08/2015 15:58

Customização não é só uma brincadeira para agradar alguns consumidores com egos elevados. Ter ou oferecer estes produtos vem se consolidando cada vez mais como um diferencial nos dias atuais. Sim, por que antigamente, quanto maior fosse a escala de fabricação e menor a variedade, melhor seria. Comprava-se o que queriam que comprasse, ou seja, o que tinha disponível e igual para todos.

Empresas que oferecem a possibilidade do possível cliente personalizar os produtos de seu interesse possuem maior número de visitas, frequências e tempo dentro do seu site, em relação a empresas concorrentes que não disponibilizam este serviço. Isso é fato.

Marcas conhecidas como alguns fabricantes de bicicletas e de ternos, já permitem o consumidor construir, ou "criar" seus produtos por inteiro, tomando a frente neste serviço. Aqui no Brasil, uma grande fabricante de móveis do sul do país, já possui máquinas específicas para customização. Ou seja, não basta mais móveis planejados, agora são também personalizados.

A vantagem é que além de ajudarem as marcas a diferenciarem seus produtos, principalmente em uma época onde a qualidade nas grandes empresas é praticamente a mesma, permite que elas interajam mais com seus consumidores, conhecendo seus gostos e desejos, podendo usar estes "dados" ou esta espécie de "feedback" para moldar ou adaptar seus produtos, ao gosto do consumidor, mais rapidamente.

Outra vantagem é o aumento da receita, pois claro, toda customização tem seu valor. A Coca-Cola por exemplo, instalou recentemente em cinemas americanos, mais de 1.500 máquinas de refrigerantes que oferecem mais de 100 combinações de sabores diferentes. O custo? 30% a mais do que as normais.

Até no mercado de imóveis, considerado muitas vezes atrasado em relação a grandes inovações, a ideia de customização é a bola da vez. Já é comum construtoras disponibilizarem para clientes, várias opções de revestimentos (pisos, azulejos e etc) até acabamentos (cubas, bancadas, etc) além de oferecer os serviços de um arquiteto para auxiliar na escolha. Agora, a customização vai além, permitindo que o futuro proprietário escolha uma planta que mais se encaixe com seu estilo de vida, entre várias opções. Assim, permite que em um mesmo edifício, tenha plantas e acabamentos distintos, no ato da entrega das chaves, sendo difícil, muitas vezes, achar um apartamento igual ao outro, o que anos atrás, era inimaginável.

Então não existe crise neste novo serviço? Claro que existe. Opções de mais, interesse de menos, já diria o poeta. Infelizmente nosso tempo está curto e caro, fazendo com que muitos valorizem a praticidade e a rapidez. Além do fato do surgimento das impressoras 3D, onde futuramente ficará fácil seu manuseio, permitindo que você mesmo faça seus produtos no conforto da sua sala.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS