A arte de negociar
Pexe 19/08/2015 10:41

Estamos sempre negociando. E negócio não existe sem venda. E venda por sua vez, não é somente trocar dinheiro por mercadoria, afinal vendemos nossa imagem, nosso estilo de vida, quem somos e o que somos capazes de fazer.

Assim, desde a hora de levantar até o momento de deitar, presenciamos ou participamos de várias negociações.

Nestes anos todos como profissional, sendo publicitário de formação e vendedor por profissão, observei e aprendi algumas informações que acredito serem úteis em relação a negociações e gostaria de compartilhar:

1 - esteja preparado: faça a lição de casa, planeje, busque informações. Da sua parte, conheça realmente seu produto e o que vai propor. Da parte do cliente, saiba quem é, seu histórico e as opções que ele tem. Sentirá mais confiante.

2 - comece a negociação: geralmente quem inicia, controla quando termina. Quando iniciamos uma conversa, aumentamos nossas chances de controlar qual o rumo ela seguirá e diminuímos a possibilidade de perdermos o controle.

3 - pergunte: para quê argumentar e ir oferecendo soluções, se não sabemos qual a real necessidade do cliente? A fonte mais confiável é ele mesmo. Dê crédito a isso, mostre empatia com suas necessidades, se coloque no lugar dele. Assim, poderá oferecer realmente, uma solução satisfatória para ambos.

4 - valorize: já escutou a frase "vender dificuldade para colher facilidade"? É mais ou menos assim. Peça alto, desde que tenha argumentos para isso. Lembre-se que ninguém vai oferecer a mais simplesmente por bondade. É uma negociação e saiba disso. Sempre é do que pedimos para baixo.. logo, se passar seu limite no início, não fará um bom negócio.

5 - troque "gentilezas": se for pedido mais prazo, por exemplo, também peça algo que seja bom para você. Ou seja, não dê, troque! O que é de graça, não tem valor.

6 - campo neutro: lógico, negociação não é uma guerra. Mas se for realmente importante e levar a sério sua profissão e o que você faz, haverá pressão. Negociações importantes nunca são calmas. Se for, desconfie.. alguém perdeu. Portanto, tenha mais vantagem possível, jogue no seu campo, onde sentirá mais a vontade. Se não for possível, tente pelo menos um campo neutro, as forças equivalerão.

7 - coloque no bendito papel: pode parecer básico, mais a grande maioria negocia de boca. Infelizmente o "fio do bigode" não existe mais. Você não esta lá para convencer e sim, para fechar negocio. E isto, acontece somente se tiver no papel. Não tenha vergonha de solicitar uma assinatura do que foi negociado, que seja num papel de pão. Muitos falarão que não há necessidade.. aí saia correndo, pegue o papel A4 e autentique no cartório.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS