MEC repensa e universitários voltam a ter esperança
Nino Bellieny 13/02/2015 11:24
O ministro da Educação, Cid Gomes, recuou um pouco e autorizou ontem mesmo, um reajuste de até 6,4% nas matrículas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a ser aplicado somente no aditamento do primeiro semestre. Cid dissera , que os cursos com reajuste acima de 4,5% estavam sendo colocados à parte antes de terem os contratos renovados. Na avaliação dele, não poderiam ficar acima dos índices da inflação.A decisão foi tomada pelo ministro, em reunião com a equipe técnica do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).O MEC  informou que ficarão abertos a partir do dia 23 próximo, os novos contratos do programa. O Sistema Informatizado do Fies (SisFies) permanecerá disponível até 30 de abril. O  prazo  é menor do que o do ano passado; na época o universitário teve oportunidade  de pedir  o financiamento para o primeiro semestre de janeiro até junho. Agora, além disso, também a partir de 30/04, o MEC ao liberar o financiamento para o aluno, levará em conta a qualidade do curso: IGC e CPC.
De acordo com o  MEC, os que fecharem o contrato do Fies até o dia 29 de março não estarão sujeitos às novas exigências, porém, os realizados a partir do dia 30 de março terão de se conformados ao previsto na portaria de dezembro.Isso significa que,  até 29/03, mesmo quem não tenha conseguido os  mínimos 450 pontos no ENEM vai ter chances de conseguir o financiamento.
Analisar estas informações na faculdade que se pretenda estudar vai fazer muita diferença.
Confira a fala do ministro e outros detalhes aqui na edição de hoje do Hora 1 Telejornal da Rede Globo [caption id="attachment_696" align="alignnone" width="284"]Ministro Cid Gomes ft-oestadoce.com.br Ministro Cid Gomes
ft-oestadoce.com.br[/caption]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS