1% da população mundial possui 48% da riqueza global
lucianaportinho 19/01/2015 20:32
A menos de dois dias da abertura do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça) a ONG Oxfam publicou um relatório sobre a acachapante concentração da riqueza no mundo. Baseado em dados do banco Crédit Suisse, o estudo revela que  1% da população detém 48% do patrimônio, contra 44% em 2009 e ultrapassará 50% em 2016.
Isso significa que a concentração da riqueza nas mãos dessa minoria continua a crescer. Os mais ricos continuam a enriquecer. Segundo a Oxfam, eles possuem mais do que todos os outros habitantes reunidos do planeta. A quase totalidade dos 52% do patrimônio restante está nas mãos dos 20% mais ricos. "No fim, 80% da população mundial deve se contentar com apenas 5,5% das riquezas", estima o relatório. Isto porque os 52% restantes do patrimônio não são igualmente repartidos: os mais pobres do planeta sobrevivem com apenas 5,5% da riqueza produzida no mundo.
[caption id="" align="alignnone" width="534"] A metade das riquezas do mundo na mão de uma ínfima minoria[/caption]  
[caption id="" align="alignnone" width="534"] O essencial da população mundial possui menos de 5,5% das riquezas.[/caption]
Sem querer ser pessimista, mas, sendo realista: poderia dar certo? Ou ainda, como civilização poderíamos ter dado certo deste modo??
 Fonte: Le Monde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Luciana Portinho

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS