Tênis para performance
Marcos Almeida 06/11/2014 09:55

Os tênis ganharam muita importância para o corredor comum, onde nos incluimos (pelo menos a grande maioria dos leitores aqui do blog). Questiono apenas o seu poderio em produzir bons resultados, ou seja, o que faz o corredor é o seu talento inato e treinos que possibilitem estar apto a mostrar o seu talento, e não o tênis que se usa.

image

No quesito performance, onde os melhores atletas do mundo estão inclusos, corre-se com a marca que melhor paga ao atleta (e com ótimos bônus pelos bons resultados).

Particularmente, atribuo a importância do tênis basicamente em 4 itens: (1) o conforto; (2) em casos de excesso de peso; (3) quando se tem algum tipo de variável importante na mecânica (por exemplo: supinacao severa); e (4) quando se corre em terrenos acidentados, sendo necessário um pisante com um bom grip para não escorregar.

Observando os pés do grupo de elite, como no post anterior, temos em 100% dos casos os tênis de perfil baixo, e como diz um amigo, "bem difíceis de se achar estes tênis por aqui".

No caso específico destes de performance, é importante lembrar que a pisada de quem anda na frente difere e muito dos que ficam um "pouco" mais para traz: o momento do calcanhar é quase que inexistente, pois quando se corre com pace bem baixo, pula-se esta fase.

No próximo post disponibilizarei os tênis dos 100 primeiros que completaram a Maratona de NY, ficando bem evidente esta reflexão. Vamos em frente.

Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS