A queda anunciada
Christiano 30/11/2014 19:56
[caption id="attachment_216587" align="aligncenter" width="496" class=" "]Foto: Vanessa Rodrigues - A Tribuna de Santos Foto: Vanessa Rodrigues - A Tribuna de Santos[/caption]

A derrota do Botafogo hoje por 2x0 para o Santos, na Vila Belmiro, foi o episódio final de uma tragédia anunciada. Cenário inimaginável, após terminar 2013 com a sonhada vaga na Libertadores, depois de 18 anos, liderado em campo pelo craque Seedorf.

Botafoguenses de toda uma geração iniciaram o ano orgulhosos, vendo pela primeira vez o seu time disputar a Libertadores e lotando o Maracanã. O presidente Mauricio Assumpção, que terminou agora no fim do ano o seu mandato como o pior presidente da história do clube, não montou o time adequado, nem o técnico compatível, perdeu Seedorf e a campanha na Libertadores se encerrou na 1ª fase de forma melancólica.

No Brasileiro, a crise financeira e administrativa que se assolou sobre o clube já impunha inúmeras dificuldades na campanha do time, quando o presidente Mauricio Assumpção expulsou quatro jogadores do elenco, experientes e com qualidade que poderiam ajudar o time a escapar do rebaixamento.

A tragédia estava anunciada e as rodadas seguintes só confirmaram a lamentável queda do Botafogo para a 2a Divisão. É o segundo rebaixamento do Botafogo, tendo ocorrido o outro em 2002, se unindo ao Vasco, que caiu em 2008 e 2013 e acaba de subir, e ao Fluminense, que caiu em 1997 e 1998, em número de descensos oficiais.

Se forem contados os rebaixamentos em campo, como deveria ser, o Flu é o recordista, pois caiu também em 1996 e 2013, mas foi salvo pelo tapetão. O Botafogo caiu em 1999 e contou também com a ajuda do tapetão para permanecer na elite. O Flamengo é o único time carioca que ainda não caiu.

Atualização às 11h22 de 01/12/2014: Formatação de nota postada originalmente em smartphone.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS