Foco de atenção
Marcos Almeida 04/09/2014 10:18

Para se destacar no seu esporte favorito (este blog fala essencialmente sobre movimento, mas se quiser linkar este toque com a sua profissão, relacionamentos e etc., vá em frente), use e abuse do seu foco de atenção, este instrumento mágico. Se ainda não sabe sobre, deixarei um longo texto sobre o assunto e que pode te ajudar. Vá em frente. Bons treinos!

FOCO DE ATENÇÃO
Avanços recentes nos estudos usando métodos de neuroimagem e outras medidas neurobiológicas têm permitido a investigação dos mecanismos específicos do sistema cerebral de atenção, como relata Lima (2005). Diversos autores realizaram pesquisas relacionando o tipo de foco de atenção e o desempenho, dentre os quais destacam-se Robazza, Bortoli & Nougier (1998); Radlo, Steinberg, Singer, Barba & Melnikov (2002); Shea & Wulf (1999); Wulf, McConnel, Gärtner & Schwarz (2002) todos relacionam o foco de atenção com melhor desempenho nas tarefas executadas. Segundo Abes (2006), o controle da atenção pode ser considerado como uma habilidade de grande importância na hora de desempenhar qualquer atividade. Samulski (2002) define a concentração como a focalização da atenção em um determinado objeto ou em uma ação. A atenção pode ser definida como a capacidade do indivíduo responder predominantemente os estímulos que lhe são significativos em detrimento de outros. O sistema nervoso é capaz de manter um contato seletivo com as informações que chegam através dos orgãos sensoriais, dirigindo a atenção para aqueles que são comportamentalmente relevantes e garantindo uma interação eficaz como meio (Brandão, 1995). Segundo Bear, Connors e Paradiso (2002) o processamento de fontes simultâneas de informação de forma diferenciadas é chamado de atenção seletiva, e segundo este mesmo autor, em estudos de percepção, foi demonstrado que a atenção acelera o tempo de reação. A atenção é o processo que direciona nossa vigília quando as informações são captadas pelos nossos sentidos, ela também pode ser vista como um mecanismo que consiste na estimulação da percepção seletiva e dirigida (Guallar & Pons, 1994; Martens, 1987; Samulski, 2002). Dentre seus diversos tipos destaca-se a concentração que pode ser definida como a focalização da atenção em um determinado objeto ou em uma ação (Samulski, 2002).
Moran (1999), afirma que a capacidade para atender seletivamente o estímulo apropriado é crítica na maioria das situações atléticas. O sucesso do atleta é dependente da capacidade de selecionar a atenção. O estabelecimento do foco de atenção possui um valor adaptativo, na medida em que discriminamos os estímulos que são relevantes dos irrelevantes e os direcionamos seletivamente aos recursos limitados de processamento das informações de nosso encéfalo (Bear Connors & Paradiso, 2002). Ainda Bear, Connors e Paradiso, (2002) a atenção está relacionada ao processamento preferencial de determinadas informações sensoriais. Jackson & Csikszentmihalyi (1999) destacam a concentração como uma das dimensões básicas do estado de fluxo. Segundo eles, aprender a excluir os pensamentos irrelevantes da consciência e estar sintonizado com a tarefa a ser executada é um sinal de uma mente disciplinada. A atenção tem relação com o processamento preferencial de informação sensorial. No meio de visões, sons e paladares chegando ao encéfalo, pode-se atender alguma informação de forma relativa e ignorar o resto. A capacidade de detectar seletivamente uma conversa a ser ouvida dentre muitas outras que estão ocorrendo ao mesmo tempo é um exemplo de atenção (BEAR, CONNORS e PARADISO, 2002). No sistema visual, a atenção nos proporciona a concentração em um fato ou objeto dentre muitos outros em nosso campo visual.
A subdivisão da atenção é baseada na maneira como ela á operacionalizada: seletiva, sustentada, alternada e dividida.
A atenção seletiva é definida como a capacidade do indivíduo privilegiar determinados estímulos em detrimento de outros, ou seja, está ligada ao mecanismo básico que subsidia o mecanismo atencional. A atenção sustentada descreve a capacidade de o indivíduo manter o foco atencional em determinado estímulo ou seqüência de estímulos durante um período de tempo para o desempenho de uma tarefa (Dalgalarrondo, 2000; Sarter, Givens & Bruno, 2001). A atenção alternada é a capacidade do indivíduo em alternar o foco atencional, ou seja, desengajar o foco de um estímulo e engajar em outro. A atenção também pode ser dividida para o desempenho de duas tarefas simultaneamente. Um exemplo comum deste tipo de atenção é conversar enquanto se executa outra tarefa. Os estudos relacionados a este tipo de atenção indicam que para a divisão da atenção, uma das informações deve estar sendo mediada pelo processamento automático enquanto a outra, por meio de esforço cognitivo (processamento controlado). Outro aspecto da atenção, o tipo de foco utilizado, é de grande importância para que o processamento seja adequado e eficiente. Para Cervelló (1999) pode-se identificar quatro tipos de focos: amplo interno, amplo externo, estreito interno e estreito externo. Quando um indivíduo mantém o primeiro tipo de foco ele é capaz de organizar e integrar um grande número de pensamentos e percepções, é o estilo adequado para analisar e planejar ações. O segundo estilo permite ao sujeito explorar, perceber e organizar um grande número de estímulos externos é o foco adequado frente a situações complexas e com um grande nível de informação. O terceiro tipo auxilia a pessoa a focalizar a atenção para uma determinada linha de pensamento, e é adequada para solucionar problemas concretos ou para meditar. O último estilo atencional ajuda o indivíduo a focalizar a atenção para uma atividade mais ou menos complexa evitando as distrações, com o objetivo de realizar uma determinada ação, e é adequado para um grande número de esportes.
A amplitude do foco faz referência à quantidade de estímulos aos qual o atleta deve prestar atenção a cada instante. Sendo que o foco amplo está relacionado com um grande número de estímulo e o foco estreito com apenas um ou dois estímulos mais importantes. Já a direção do foco faz referência a dirigir a atenção para aspectos externos ou internos do indivíduo. Fonte: IMAGÉTICA, ESTIMULAÇÃO FÓTICA E AUDITIVA E MÚSICA NA MELHORA DO ARREMESSO DE LANCE LIVRE NO BASQUETEBOL. Almeida M W S, 2009; Dissertação de Mestrado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS