Resenha sobre treinamento de corrida + cross-training
Marcos Almeida 01/08/2014 05:35

Esta foi uma resenha que tive com um amigo, via WhatsApp, sobre treinamento de uma forma geral e corrida mais cross training de uma forma específica (utilizo muito esta rede para dúvidas rápidas neste universo de assessoria esportiva, onde muitas mensagens são trocadas, numa proporção bem maior que toda a produção aqui no blog). Vamos aos fatos.

-"Dei uma pesquisada ontem sobre alguns fatores como treinar 3 vezes por semana ou quatro e outros fatores tb ... Mas falando do cross Training achei algumas coisas neste sentido... Que diz que melhora o condicionamento de forma geral. Isso foi na contra-relógio. Mas to pesquisando ainda. Achei algumas coisas e essa achei interessante e to te mandando. Abraço".

-Ótima discussão. Vou depois te emprestar um livro que defende 3 treinos por semana mais 2 de cross training. -Além de achar na teoria q de fato 3 treinos podem ser bem poucos, também acredito q pode atender a demanda, dependendo do objetivo de cada um. -Na prática, fiz uma maratona com 3 treinos mais 2 de cross e me,,,, dei mal. -Claro que q o insucesso de uma prova pode ser multifatorial, mas, com 4 treinos, os ganhos fisiológicos são maiores. -O nome do livro é: Treine menos e corra mais. -No Treinamento Desportivo tem um Princípio q explica isto: o Princípio d Especificidade, ou seja, melhora-se a natação nadando, o handebol, jogando handebol e a corrida, assim como os demais, correndo. -As outras modalidades são bem vindas num outro sentido: melhorar o condicionamento global; a respiração e etec que podem ajudar no esporte específico. -Quando se é iniciante na corrida o cross-training de fato ajuda, ainda há uma transferência. -Já imaginou um queniano nadando? Eu nunca ví, e ainda assim, os caras correm horrores. -Em síntese: se queres se condicionar mais globalmente, num estímulo harmonioso, tente outras modalidades. -Se queres melhorar na corrida, corra com qualidade (e isso não significa treinar mais kms ou mais forte) e sim com treinos bem encaixados e preferencialmente respeitandono descanso. -Imagina vc, se o cross trainer fosse de fato o diferencial, todo triatleta seria melhor na corrida q o corredor, ou que o ciclista, ou o nadador, e isto não acontece (este é um ótimo exemplo).

- Ótima explicação, muito bom. Valeu...

Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS