85 anos
Christiano 29/07/2014 19:25

Um dos mais tradicionais produtos brasileiros completou hoje 85 anos. Para marcar a data, o Leite de Rosas lançou uma campanha contando a história do fundador da empresa, que desenvolveu com sua mulher o produto que alcançou sucesso em todo o país. A campanha é da agência 11:21, que criou um anúncio de uma página, toda rosa, para ser veiculado em jornais.

Em 1929, o seringalista Francisco Olympio, nascido no Ceará, mudou-se do Amazonas para o Rio. Ali ele desenvolveu, com a ajuda de um amigo farmacêutico, a fórmula do produto de beleza, um leite à base de rosas. Francisco produzia o Leite de Rosas em casa, com a ajuda da esposa, Maria de Lourdes.

Eles começaram a divulgar o produto artesanal, com rótulos feitos à mão, na vizinhança, com ampla aceitação. Francisco passou a imprimir os rótulos e distribuir pelas ruas, nas farmácias e de porta em porta. Com grande veia publicitária, ele foi precursor no uso de mulheres de biquíni em anúncios, contratando depois Carmem Miranda como garota-propaganda.

Foi construída uma fábrica para aumentar a produção e novos produtos foram lançados, como desodorante e loção pós-barba. Com o falecimento de Francisco, o seu genro Henrique Ribas assumiu o comando da empresa. Grande empreendedor, Henrique ampliou ainda mais a penetração e o sucesso em todo o país do Leite de Rosas.

Na passagem de bastão da segunda para a terceira geração, fase crítica em empresas familiares, brigas levaram a família a sair do comando e contratar uma gestão profissional no início dos anos 2000. Após perder faturamento e lucratividade, em crise, a família retomou o controle da empresa em 2011, através de Mauro Ribas, neto do fundador, voltando a crescer.

Fontes: Exame e Portal da Propaganda

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS