É fato que a Copa do Mundo, organizada pela FIFA, é uma mina de ouro em relação as ações de marketing para as empresas.
Em todos os ramos de negócios, do micro ao mega empresário, podem e devem lucrar com estratégias de marketing relacionadas ao evento que, no ano de 2014, acontece no Brasil.
Mas, como a Copa do mundo é uma marca registrada, deve-se tomar alguns cuidados, pois existem regras do que se pode fazer, inclusive no marketing em redes sociais.
Uma boa dica é seguir o que é informado no Programa de Proteção as Marcas (PPM) da FIFA, evitando sanções e problemas com a justiça.
O programa serve para proteger empresas que são patrocinadoras oficiais do evento, evitando que empresas oportunistas se beneficiem do evento que só é possível devido a esses patrocínios.
Um exemplo do que podemos fazer é usar estratégias de marketing relacionadas ao esporte futebol, no modo geral, e não especificamente a Copa do Mundo. E, em contrapartida, o que não se pode fazer (mas muitos fazem) é distribuir ingressos para os jogos, por exemplo. Claro, a não ser que você seja um patrocinador oficial.
Aproveite esta oportunidade, use e abuse da criatividade, afinal, marketing é isso, saber transformar importantes acontecimentos em oportunidades para sua empresa.
Para mais informações, consulte: