iPhone mais barato do que nos EUA
Christiano 12/05/2014 20:55
[caption id="attachment_211716" align="aligncenter" width="465" caption="Foto: Rafael Arbex/Estadão"][/caption]

Foi inaugurado ontem o Terminal 3 no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O principal aeroporto do país finalmente ganhou um terminal em condições próximas de igualdade ao que os passageiros encontram nas principais cidades do mundo. O início, como sempre no Brasil, foi marcado por falhas, erros e obras incompletas, problemas que devem ser sanados ao longo do tempo.

Quem viaja para o exterior, seja para fora do continente ou até pela América do Sul, vê na saída e na chegada o contraste de aeroportos brasileiros como Galeão e Guarulhos, piores do que os de capitais de países vizinhos, donos de economias menores, como o Aeroporto Jorge Chávez, de Lima, no Peru, e o Aeroporto El Dorado, de Bogotá, na Colômbia.

A privatização dos principais aeroportos brasileiros, tirando a sua gestão da ineficiência e corrupção da máquina pública, e melhorias como estas visam recolocar o país nos trilhos em termos de infraestrutura aeroportuária. O Terminal 3 será dedicado a vôos internacionais e iniciou as suas operações com as companhias aéreas Lufthansa, TAP e Swiss. As demais serão transferidas de maneira paulatina.

Outra grande novidade do Terminal 3 (T3) será a área de Duty Free Shop, livre de impostos, que quebrou o monopólio existente em todos os outros aeroportos brasileiros da BRASIF e conta com operações de várias marcas, como Fnac, Gap, Salvatore Ferragamo e Victoria´s Secret. A Fnac promete eletrônicos a preços de mercado dos EUA.

Um iPhone 5S de 16 GB sairá na Fnac do T3 por US$ 649, mesmo preço do site da Apple nos EUA, desbloqueado e sem imposto. A compra poderá ser feita em reais, dólar ou euro. Caso pague em reais, o valor será convertido na cotação do dia e não terá incidência de IOF, saindo mais barato do que nos EUA, já que lá é aplicado sobre a compra o imposto sobre venda.

O imposto sobre venda nos EUA, a sales tax, é uma combinação da taxa cobrada pelo estado e da cobrada pela cidade. Em Nova York, ela é de 8,875%, sendo 4% do estado e 4,475% da cidade. Em Miami, ela é de 7%, sendo 6% do estado da Flórida e 1% da cidade. Em Chicago, é de 9,5%, sendo 6,25% do estado de Illinois e 3,25% da cidade. Em raros estados dos EUA há isenção de taxa.

A Fnac terá preços de mercado dos EUA também para o Playstation. Estes eletrônicos acima de USD 500 estarão disponíveis apenas no Free Shop de embarque para o exterior. O celular comprado pode entrar na cota de um celular para uso pessoal a que todo passageiro tem direito, desde que ele não leve o seu próprio na viagem.

Com as promoções agressivas das companhia aéreas, divulgadas em site como Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis, que oferecem passagens de ida e volta para Buenos Aires por até R$ 400,00, o turista pode pagar a passagem com a diferença do iPhone da Fnac para o mercado brasileiro.

Passageiros que embarcarem nos terminais 1 e 2 do Aeroporto de Guarulhos poderão ter acesso à área de Free Shop do Terminal 3. Apesar dos campistas terem à sua disposição o Aeroporto do Galeão, cada vez mais o Rio perde vôos, obrigando muitos a embarcarem no Rio e conectarem em São Paulo para o exterior, passando obrigatoriamente por Guarulhos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS