Qual a sua opinião?
lucianaportinho 16/05/2014 19:32
Reproduzo post recente do jornalista Nino Bellieny. Dele, transparece seu desconcerto face às manifestações violentas que novamente sacodem o Brasil. Das perguntas que ele nos lança, uma respondo sucintamente. Não existem condições (objetivas e subjetivas), NENHUMA,  de movimento revolucionário no horizonte brasileiro. Tampouco enxergo a possibilidade de Golpe. O que aqui aconteceu em 64 teve o todo apoio dos Estados Unidos da América do Norte, era outro momento histórico, existiam dois blocos econômicos com interesses antagônicos no mundo. Sou esperançosa, não otimista. Apesar de nossa característica cultural conciliadora, carecemos de um mínimo de educação e cultura no país. Soma-se a isso o quadro de uma estúpida desigualdade social. Não existe um Brasil, sim ao menos dois: um menor, dos que vivem com relativo conforto e conhecimento e outro - gigante  - dos que são apartados do conhecimento e das condições dignas de vida. A estes só o consumo de bens e de informação lhes é permitido. E isso não basta para criar nação. Para turvar ainda mais o quadro há uma crise de confiança nas instituições e ainda maior nos representantes destas. A política nacional, modo em que se operam as demandas sociais, caiu em completo descrédito para esse gigante que se sente atordoado. Não enxergo no curto prazo uma guerra civil, no entanto, vejo grandes conflitos sociais possíveis de nos levar a uma crise ainda mais profunda. O futuro nos dirá. É a minha opinião. [caption id="attachment_8119" align="aligncenter" width="540" caption="Imagem do blog do Nino Bellieny"][/caption]

 

A VIOLENTA VOLTA DAS MANIFESTAÇÕES

NinoBellieny 
De novo a Terra de Santa Cruz é sacudida pelos protestos sociais. E o blog em busca de uma melhor definição, busca saber:
11 PERGUNTAS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES POPULARES
(Você leitor, responde  nos comentários ou mentalmente. A reflexão ajuda no crescimento)
1- A quem interessa o movimento: ao povo ou aos políticos em campanha?
2- Há uma orquestração com um comando central ou é espontânea por osmose?
3- Qual o motivo de tanta festa quando a Copa foi oficialmente anunciada e agora,  perto da realização, ser alvo de  tantos ataques?
4- A onda vai espraiar-se ou virar tsunami e varrer o país inteiro?
5- Itaperuna, centro regional, foi palco de passeatas no ano passado. Começaram tímidas, cresceram, depois, diminuíram sensivelmente. Voltarão com pressão total?
6- Existe  uma convergência de propósitos e novos líderes, ou o movimento é imprevisível , dependendo de uma faísca para imediata combustão?
7- A oposição política é organizada e unida com propostas definidas?
8- Existe oposição?
9- Como canalizar as insatisfações locais com as nacionais? 10- Justifica-se o uso da violência?
11- Corremos o risco de revoluções, golpes, guerra civil?
A OPINIÃO DO BLOG
Esperando pela sua...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Luciana Portinho

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS