Perspectivas do Brasileiro
Christiano 03/06/2013 00:48

Atingidas três rodadas do Brasileirão, algumas projeções podem ser feitas, ainda que somente após o fechamento da janela de transferências internacionais no meio do ano possa se definir quais serão realmente os elencos dos times para o restante do campeonato.

No Rio, o cenário é parecido com o de antes do Estadual, com algumas ligeiras, mas discretas, mudanças no decorrer destes cinco meses que se passaram, como a excelente fase do Botafogo e a inconstância do Fluminense. Independentemente disto, são os dois times cariocas que irão aspirar algo neste Brasileiro.

O Fluminense, eliminado nesta semana da Libertadores, está entre os favoritos ao título. O Brasileirão vem mostrando que para ganha-lo e disputa-lo com chances, o time que ter elenco. E, para o panorama nacional, o atual campeão brasileiro tem um dos melhores elencos, ainda que ele não seja suficiente para conquistar a Libertadores, precisando de alguns reforços pontuais, em especial na zaga e na armação.

Em dois jogos, o Fluminense conquistou duas vitórias, sendo o único time com 100% por enquanto. É bem verdade que jogou as duas partidas em casa contra adversários que deverão brigar na metade de baixo da tabela. Mas, fez a sua parte e jogou uma partida com o time reserva e outra sem os três da seleção.

Fluminense, Corinthians, Atlético/MG/ e Grêmio, foram os melhores times do último Brasileiro, reforçaram pontualmente os seus times, tem os melhores elencos do país, disputaram a Libertadores e são, no meu ponto de vista, os favoritos à conquista. O Atlético/MG/, único sobrevivente da Libertadores, deve, por isto, ser alijado da briga pelo título. Já perdeu 5 pontos em 2 jogos. Os demais tem os seus problemas, que devem conseguir resolver ao longo da grande estrada que é o campeonato.

O Botafogo é o melhor time do Rio atualmente. Tem sido assim desde o Estadual. Conta com um bom elenco, um ótimo meio de campo, tem um craque e seu time vem apresentando grande organização tática. Não é a toa que já está entre os líderes, com 7 pontos em 3 jogos, tendo disputado partidas contra Corinthians, Santos e Cruzeiro, todos de primeira linha.

Para mim, é forte candidato a conquistar a sonhada vaga na Libertadores, que não vem desde 1995. Para conquistar o Brasileirão, acho que faltam atacantes e mais peças de reposição, que não deverão vir na qualidade necessária, dadas as dificuldades financeiras para manter a atual folha salarial em dia. Outros times que tem bons elencos e deverão disputar vaga na Libertadores para mim são Internacional, Cruzeiro e São Paulo.

O Flamengo passa por grande reformulação, contando com um elenco mediano e não deve aspirar muita coisa neste campeonato. Em três jogos, contra nenhum grande adversário, ganhou apenas 2 pontos. Se salvou de entrar no zona de rebaixamento hoje quando o Náutico empatou nos acréscimos contra a Portuguesa, que tem um jogo a menos.

Mal começou o campeonato e já namora com a degola. Ao contrário do Vasco, penso que o Flamengo tem elenco suficiente para não cair. A atual direção é muito bem intencionada e vem fazendo um trabalho exemplar na administração do clube como uma empresa. A torcida sabe disto e está dando crédito.

Porém, no campo, a diretoria parece não ter muito traquejo. Os reforços que chegam, exceção de Elias e Marcelo Moreno, tem qualidade duvidosa. O caro Carlos Eduardo é um fracasso até agora. Há como se armar um elenco melhor mesmo com limitações financeiras. O teto salarial imposto impede qualquer grande contratação. Para o ano que vem, a torcida exigirá um elenco condizente e conquistas.

O Vasco passa por grave crise e conta com uma péssima administração, a pior que já vi passar pelo clube. Seu time é fraco, fraquíssimo e é seríssimo candidato ao rebaixamento. Sua sorte é que os times de menor investimento se mostraram muito fracos também até agora. Se um grande clube cair, como tem acontecido recentemente, o Vasco é o que tem mais chances.

Para piorar as coisas, o time ontem foi escancaradamente garfado contra o Vitória no Barradão. O juiz anulou dois gols legítimos do Vasco quando o jogo estava 1x0 para o Vitória e marcou um pênalti para os baianos que até existiu, mas naqueles agarra-agarra dentro da área que acontecem toda hora em jogadas de bola parada.

Flamenguistas e vascaínos, que nesta semana em sua maioria secaram e tripudiaram dos tricolores, não deverão ter muitos motivos de alegria até o resto do ano. Os tricolores, que sofreram já 3 eliminações no ano, devem ter um resto de ano tranquilo. Os botafoguenses, que só comemoram em 2013, tem tudo para ter o melhor ano desde 1995.

No Brasileirão, por ser um campeonato de pontos corridos, a qualidade e diversidade do elenco contam muito, diferente de torneios mata-mata e de tiro curto. Há até espaço para uma ou outra surpresa, mas não muitas em geral. Apesar do que a grande graça do futebol é que ele não é uma ciência exata.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS