Carpe diem
Christiano 24/03/2013 18:46

O Telecine Cult exibiu ontem, pela manhã, "Sociedade dos Poetas Mortos", um filme histórico que influenciou gerações no final da década de 80. Ele conta a estória de uma tradicional escola preparatória para jovens, a Welton Academy, cujos valores conservadores pregavam: tradição, honra, disciplina e excelência.

Em 1959, o professor John Keating, interpretado por Robbin Williams, assume a cadeira de literatura e passa a ensinar os alunos a pensarem por si próprios e buscarem as suas realizações pessoais, com métodos de ensino não ortodoxos.

Alguns jovens alunos, muitos com o futuro já traçados por seus pais, se unem em um grupo, revivem a Sociedade dos Poetas Mortos e passam a buscar a realização de seus sonhos, causando uma verdadeira revolução na instituição de ensino.

Veja abaixo o trailer, de 1989:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2j8xOH0udMA[/youtube]

"Sociedade dos Poetas Mortos" tem várias cenas antológicas. Uma delas é a que o professor Keating prega aos seus alunos o termo carpe diem, uma frase em latim do poeta romano Horácio, que escreveu: “Carpe diem quam minimum credula postero” (Colha o dia, confia o mínimo no amanhã).

Na cena, reproduzida abaixo, Keating fala para o seus alunos "Carpe diem. Aproveitem o dia, rapazes. Tornem suas vidas extraordinárias."

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Uw2QsGLZXVs[/youtube]

Outra cena antológica é a do final do filme, quando o professor Keating, após ser expulso da Welton Academy (por ter sido culpado pelo suicídio de um dos rapazes que era tolido pelo pai repressor), entra na sala de aula para buscar os seus pertences.

Os jovens, agora ensinados pelo repressor diretor da instituição, se rebelam e sobem em suas carteiras, reverenciando o professor e lembrando uma das aulas de Keating, na qual ele os ensina a subir na mesa para verem o mundo de outra forma, de outro prisma.

O primeiro aluno a subir é Todd Anderson, interpretado pelo então jovem ator Ethan Hawke. Veja a cena:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ixtT5dQP1Yw[/youtube]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS