Campeonato começa agora
Christiano 24/02/2013 21:04

Terminou hoje a fase de classificação da Taça Guanabara. Como previsto, classificaram-se para as semifinais os quatro clubes grandes do Rio. A diferença técnica e de orçamento deles para os clubes pequenos é enorme, fazendo com que a fase inicial vire uma série de treinos de luxo.

O Flamengo foi o melhor time desta fase, com sobras, revelando talentos como Rafinha e Rodolfo e vencendo bem os dois clássicos que disputou, contra Vasco (4x2) e Botafogo (1x0). Foi até surpreendente a forma rápida como o time, que perdeu jogadores importantes, se encaixou. Bom para a nova direção do clube, que ganha tempo para colocar os seus excelentes planos em prática.

Pela ótima campanha, o Flamengo levará uma grande vantagem para a próxima fase, podendo ser campeão sem precisar vencer mais, jogando por dois empates, na semi-final, contra o Botafogo, e na possível final. Apesar do que, para quem tem Felipe como goleiro, o empate e disputa de pênaltis já seria vitória quase certa.

O Vasco alternou bons e maus momentos, como era de se esperar de um time em formação e que também perdeu jogadores importantes. Mesmo assim se classificou em primeiro lugar no grupo, mais por incompetência do Botafogo. Agora, pegará o Fluminense com a vantagem do empate.

A grande decepção da Taça Guanabara, até aqui, foi o Botafogo, que fez campanha decepcionante para quem era apontado com o melhor time e elenco depois do Fluminense. Acabou ficando em segundo lugar, cedendo a liderança para o Vasco, na última rodada, ao empatar com o Boavista, em casa, por 2x2.

O Fluminense correu um risco calculado, colocando, por priorizar a Libertadores, o seu time reserva em campo na grande maioria dos jogos. Pelo elenco que tem, ainda conseguiu se classificar, mas no limite, pois um gol do Boavista sobre o Botafogo hoje o tiraria, já que somente empatou com o Madureira em 2x2. Terá que colocar agora o time titular em campo se quiser vencer o Vasco na semifinal.

Como as finais serão clássicos, qualquer resultado pode acontecer, mas Flamengo e Vasco saem com boa vantagem por terem o empate ao seu lado. No ano passado, o Vasco foi o melhor time da fase classificatória da Taça GB, mas o Fluminense é quem levou o título do turno. Porém, não havia a justa vantagem dos empates que o regulamento hoje permite.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS