Incentivo à leitura longe do ideal em Campos
lucianaportinho 01/02/2013 11:43
Para atingir a meta prescrita na Lei 12.244 de 2010, o Brasil precisa criar 130 mil bibliotecas até 2020. A mesma lei determina a existência de pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino público e privado do país. Atualmente, da rede pública brasileira apenas 27,5% das escolas têm biblioteca. Nacionalmente, segundo levantamento do movimento “Todos pela Educação”, para equipar todas as unidades escolares, seria necessário, nada menos, do que construir 34 unidades por dia. Em Campos, se-gundo dados da secretaria Municipal de Educação, com cerca de 60 mil estudantes na rede pública municipal, das 165 escolas e 79 creches, existem bibliotecas aproximadamente 100 delas e o  total de livros disponíveis não foi quantificado. Além das bibliotecas, existem as salas de leitura nas unidades de ensino de Campos. São 38 salas de leitura; estas são espaços destinados a leitura, mas, não contam com a presença do bibliotecário e sim de professores denominados “incentivadores da leitura” que percorrem as escolas da rede municipal através do Programa Municipal de Incentivo à Leitura “Ler para Ser”. A coordenadora do programa Maria Auxiliadora Martins explica que são quatro profissionais no programa. “Às vezes há pouco espaço na escola para o funcionamento de uma biblioteca, o que não nos impede de trabalhar a leitura na escola. Nossa equipe é formada por quatro profissionais que percorrem as unidades escolares no ônibus do programa de incentivo à leitura”, disse Maria Auxiliadora. No país, como um todo, a justificativa corriqueira para o não cumprimento da lei é a falta de espaço físico. Campos não foge à regra. Se-gundo a secretária municipal de Educação, Joilza Rangel Abreu, “As novas escolas e creches já contemplam o espaço físico da biblioteca. Desde que assumi a secretaria, foram criadas 20. Recentemente inauguramos oito creches, nessas a biblioteca foi prevista. Nas escolas mais antigas, em algumas, nem há espaço disponível para tal. É prioridade da secretaria de Educação o investimento em aquisição de livros. Agora, para 2013, foi feita uma grande compra de livros. Cada aluno da 6ª série terá seu exemplar. Tem sido um investimento crescente. Desde cedo, o estímulo à leitura é parte do modelo pedagógico adotado por nós”, frisa a secretária. Pela Lei 12.244 até 2020, ou seja, daqui a sete anos, em se tratando unicamente do ensino público municipal, Campos por possuir 165 escolas, necessitará contar com mais 65 bibliotecas implantadas. Significa dizer que, por ano, terão que ser criadas, em média, 9  unidades. Para o cumprimento da lei, o acervo total de livros disponível (ao número de alunos  existentes na rede municipal hoje) deverá ser de 60 mil. Porém, não se sabe o total de livros disponíveis hoje na rede. A título de curiosidade, a maior biblioteca pública de Campos, a Biblioteca Nilo Peçanha (com sede no Palácio da Cultura), mesmo somando o acervo das Casas de Cultura em Conselheiro Josino, Goytacazes e  Farol de São Thomé — não atinge os 30 mil exemplares. Obra deixou biblioteca fechada por um ano O Centro Educacional 29 de Maio, uma das escolas tradicionais da área urbana de Campos, no bairro da Pecuária, desde o dia 2 de janeiro de 2012, entrou em ampla reforma. Segundo a diretora Heloisa Salomão, que assumiu a direção no início de 2011, a escola que está finalizando o processo de matrículas, conta com cerca de 900 alunos. “Como a reforma foi demorada o último ambiente ainda a ser mexido é o da biblioteca. Por necessidade da obra, a biblioteca que sempre foi atuante na vida dos alunos, não teve como funcionar no ano passado, serviu de depósito e não houve tempo hábil de concluir a obra. Na tentativa de suprir a sua falta, uma equipe pedagógica em projetos especiais trabalhou na sala de leitura com a literatura de Monteiro Lobato”, frisou a diretora que aguar da a liberação do espaço. Luciana Portinho * Publicado ontem (30/01) na capa da Folha Dois.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Luciana Portinho

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS