Corinthians, legítimo campeão mundial
Christiano 16/12/2012 23:24

O Corinthians se sagrou hoje campeão mundial de clubes, ao vencer na decisão, por 1x0, o Chelsea. O gol da vitória foi chorado, marcado pelo centroavante perunano Paolo Guerrero. A conquista coroa o ano mais perfeito da história do clube, já que no 1º semestre ele foi campeão invicto da inédita Libertadores.

O jogo foi bem equilibrado, com alternância de domínio dos dois times. O Chelsea, porém, sempre foi mais perigoso e criou as melhores chances, mas não contava com o goleiro Cássio, o melhor em campo, inspiradíssimo, fazendo milagres que lembraram a sua grande fase na Libertadores. Petr Cech, excelente goleiro tcheco, saiu do jogo sem fazer uma defesa difícil sequer, apesar da ótima partida do Corinthians.

Foi a terceira conquista mundial de um clube brasileiro nos últimos 8 anos. São Paulo, em 2005, e Inter, em 2006, também foram campeões, em cima de Liverpool e Barcelona, respectivamente. Porém, ambos conquistaram o campeonato jogando de forma totalmente retrancada e achando um gol no contra-ataque.

O Corinthians chegou à merecida conquista encarando o campeão europeu de frente, sem retranca. Foi o primeiro brasileiro desde a conquista do São Paulo, em 1993, a enfrentar de igual para igual o campeão europeu. Foi a vitória do conjunto e do esquema de jogo solidário e consistente, em um time com vários bons jogadores, mas sem um craque sequer.

Como acontece em vários campeonatos, o campeão deixou para jogar bem na hora que realmente valia. Enquanto o Chelsea passeou nas semi-finais contra o mexicano Monterrey, o Corinthians havia penado para ganhar do fraco Al-Ahli.

É bem verdade que o Chelsea não é um super time, apesar de ter vários excelentes jogadores, entre eles os brasileiros Oscar, David Luiz e Ramires. É o menos forte campeão europeu dos últimos anos. Azar dos que ficaram pelo seu caminho na Champions League, como o supertime do Barcelona e o poderoso Bayern de Munique.

A conquista do Mundial encerra o problema dos corintianos com os torcedores rivais, que sempre minimizavam o Mundial da Fifa de 2000, vencido pelo Corinthians. Com alguma razão, já que o time paulista entrou no estranho torneio, realizado no Brasil em pleno alto verão, como convidado, assim como o Vasco. O campeão da Libertadores em 1999 tinha sido o Palmeiras, preterido pela Fifa.

No Mundial de 2000, Manchester United e Real Madri, que deveriam estar de férias, derreteram no calor do verão brasileiro e a final acabou sendo entre Vasco e Corinthians, com os paulistas, que tinham grande time, então bicampeão brasileiro, vencendo nos pênaltis, em pleno Maracanã. Era o Mundial sem Libertadores. Mas, por esta conquista de 2000 é que o Corinthians é considerado bicampeão mundial hoje.

Parabéns ao time e sua apaixonada e fanática torcida, que depois de invadir o Maracanã em 1976, na semi-final do Brasileiro contra o Fluminense da máquina tricolor, e triunfar, invadiu o Japão de forma impressionante, para ver o seu time ser um legítimo e merecido campeão mundial, sem asterisco.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS