Ao Livro Verde no Estadão
Christiano 27/11/2012 20:52
[caption id="attachment_201532" align="alignleft" width="288" caption="Foto: Marcos Arcoverde/Estadão"][/caption]

Em tempos de Bienal, a sempre atenta blogueira Gianna Barcelos garimpou na Internet uma matéria da Ao Livro Verde publicada no jornal  Estado de São Paulo, no início deste mês. O título da matéria é "O Último Livreiro do Império"  e conta a saga de nossa tradicional livraria, a mais antiga do Brasil segundo o Guinness Book.

Na matéria, o jornalista Jotabê Medeiros relata fatos históricos da livraria, desde a sua fundação, em 1844, por um empreendedor português, passando por um anúncio publicado no não menos tradicional jornal Monitor Campista, há 170 anos, e pela compra em 1940 pela família Sobral, que a administra até hoje.

Ao Livro Verde também tem várias curiosidades citadas, como a estória, lenda ou não, de que José do Patrocínio, também campista, teria comprado na livraria a pena com a qual a Princesa Izabel assinou a Lei Áurea, em 1888, libertando os escravos no Brasil, quando a casa já tinha 44 anos de idade.

Ronaldo Sobral, atual proprietário, não perdeu a oportunidade de reclamar das obras atuais no Centro, que tem prejudicado o seu movimento. Confira a matéria completa aqui. É imperdível.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS