TRE nega registro de candidatura a Rosinha
Christiano 23/08/2012 22:54

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro aceitou o recurso do Ministério Público Eleitoral e indeferiu (negou) o registro da candidatura de Rosinha à reeleição para a Prefeitura de Campos. O registro havia sido deferido (aprovado) no último dia 04, pelo juiz da 1ª instância (relembre aqui).

Pesaram na decisão no TRE-RJ as duas condenações que Rosinha teve nele próprio, um tribunal colegiado. Ambas foram originadas pelas eleições de 2008, devido ao abuso de poder econômico no uso de veículos de comunicação, ocorrido durante toda a campanha, mas atribuído por Garotinho a somente uma entrevista de rádio.

Pecado aliás, que o ex-governador parece não ter aprendido. Ele e Rosinha acabaram de ser multados pela Justiça Eleitoral em R$ 25.000,00 cada, por campanha extemporânea na sua rádio, em condenação que somou R$ 100.000,00, a qual cabe recurso. Uma exposição desnecessária para a favorita da eleição.

O advogado da prefeita, Francisco Pessanha Filho, foi o primeiro a noticiar a decisão do TRE negando o registro, aqui, em seu blog. Posteriormente, ele publicou notas aqui e aqui se mostrando bastante confiante na reversão da decisão no TSE.

A derrota no TRE-RJ (confira aqui) foi por 5x1, votando a favor de Rosinha somente o desembargador Sérgio Schwaitezer, o mesmo que concedeu liminar para a prefeita permanecer no cargo quando foi cassada em setembro do ano passado (relembre aqui).

Garotinho atribuiu a derrota em seu blog a uma ingerência política de Sérgio Cabral. Para o ex-governador, decisões a seu favor na justiça são estritamente técnicas e justas. Já os seus revezes nos tribunais são sempre fruto de perseguição política. Um ato de resistência, reação comum dele nestes casos, já está convocado.

O melhor é trabalhar nos tribunais e tentar reverter a decisão que tira a líder das pesquisas do páreo. Rosinha se junta ao ex-prefeito Arnaldo Vianna, ambos sem registro. Seu slogan "meu voto é válido" perde o sentido. Sem problemas de registro para a Prefeitura de Campos seguem Makhoul Moussalem, Erick Schunk e José Geraldo. A seguir, cenas dos tristes próximos capítulos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS