O novo Superbom
Christiano 01/08/2011 19:01

Foi inaugurada na semana passada a nova loja do Superbom, na Avenida José Alves de Azevedo, a popular Beira-Valão, no local onde funcionou o Supermercado Esperança. O objetivo dos dirigentes do supermercado campista é criar ali uma operação com produtos e serviços diferenciados, voltados para uma classe de maior poder aquisitivo, até pela localização do ponto, em área nobre.

A loja ficou (ou está ficando, já que se encontra ainda em obras em alguns pontos) muito bem montada, com estacionamento subterrâneo, esteira rolante para acesso à área de vendas, vidros em profusão e uma bonita decoração, com projeto feito em um dos melhores escritórios da cidade.

Um dos problemas é ajustar a operação da rede Superbom, tradicionalmente voltada para o preço competitivo e classes mais populares, para este novo foco.

Uma boa mudança foi o uniforme dos funcionários do novo supermercado, que ficou de bom gosto, bem melhor do que o tradicional, que deixa muito a desejar na aparência.

Ainda assim, é possível ver no novo Superbom funcionários com uniforme antigo, provavelmente por reforço de equipe para dar conta do intenso movimento. Em Campos, vale sempre a equação: "Inauguração = Movimento de manada em busca do novo".

Apesar dos grandes investimentos, a área de vendas ficou pequena, dificultando a circulação, o que é uma característica dos supermercados da rede. A diversidade de produtos é maior do que o normal da rede, mas ainda bem abaixo do Wal-Mart, até pelo menor espaço de vendas.

É possível encontrar até alguns produtos diferenciados, mas a lista de produtos de clientes de camadas sociais maiores, com mais supérfluos, não fica completa. O som ambiente inclui pagode e músicas populares na lista de reprodução, não indo de encontro aos clientes classe A.

Em vários pontos é possível ver sinais de obra em andamento e o acabamento por fazer. Na velha e complicada equação de data de inauguração da obra x retorno do investimento, parece que o curto prazo falou mais alto. São muitos os detalhes que saltam aos olhos de clientes mais exigentes.

Há que se louvar o grande investimento feito pelos empresários na cidade e na nova loja, bem como sua trajetória de sucesso. Porém, no meu ponto de vista, tenho muitas dúvidas se o perfil do cliente ambicionado inicialmente será alcançado. Como está, certamente não.

Atualização às 19h46 de 04/08/2011: Correção de texto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS