Mudança de paradigma
Christiano 22/03/2011 20:57

Campos, até alguns anos atrás, era famosa por virar quase uma cidade fantasma no verão. Com as férias escolares, famílias inteiras se mudavam após o reveillon (algumas até antes) para os destinos de veraneio típicos, como Grussaí, Atafona, Farol de São Tomé, Búzios e Guarapari. Quando muito, os chefes de família vinham a Campos na terça e ficavam por aqui até quinta.

O crescimento da cidade, o aumento da concorrência, o processo de rejuvenescimento da gestão dos negócios locais, a vinda de grandes marcas para cá (gerando uma maior profissionalização do comércio), entre outras mudanças, tem levado cada vez mais a uma fuga menor da cidade no verão. E já há muita gente boa fazendo seu negócio lucrar satisfatoriamente na cidade, mesmo no verão.

É um processo, provavelmente, sem volta, ainda que os destinos típicos da classe média local permaneçam os mesmos. Quem fica aqui no verão e escolhe tirar férias em outra época ou não pode tirar férias, vê claramente que a cidade pulsa durante a semana útil, sentindo a queda no final de semana, principalmente com o forte calor.

No verão que passou nitidamente a frequência em Campos foi maior do que o ano anterior. Isto vem acontecendo ano a ano, em uma clara mudança do paradigma local. Quem monitora os números do seu negócio e tem dados estatísticos, percebe claramente este movimento.

Um exemplo pode ser dado pelo Shopping Avenida 28. O emprendimento, que ganhará forte e qualificada concorrência em breve, teve um crescimento expressivo nos meses de janeiro e fevereiro, registrando no período aumento de fluxo de 12,8%, com a frequência de 323.480 clientes no período, contra 286.854 do mesmo período em 2010.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS