Qualidade de vida!
Pexe 28/02/2011 17:27

O termo qualidade de vida é subjetivo, pois é próprio de cada ser humano.  Ou seja, depende de cada um de nós, da nossa criação, cultura, dos nossos ideais, e do que achamos correto. O que é bom para você, nem sempre é bom para mim.

Muitos acrescentariam que depende de nossas possibilidades. Este talvez seja o ponto chave. Que possibilidades? Financeira?

Não podemos relacionar qualidade de vida com dinheiro. É um erro imaginar que pessoas ricas, vivam melhor do que pessoas mais pobres (desde que estes, não se façam de vítimas). É tão comum milionários terem depressão, por exemplo, e padecerem disso, assim como os mais pobres. Independe de sua situação financeira. Aí que está, depende de como cada um escolheu viver. Dos seus valores.

Afinal, não existe aquela piada que diz que pobre não tem tempo para ter depressão? Que isto é doença de rico? Então...

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Ou seja, não tem nada a ver com outras pessoas, ou dinheiro, e sim, com estar bem com você mesmo. Tem pessoas que são invejadas por acharmos que possuem tudo, mas às vezes, este “tudo” esta relacionado somente ao bem material, e lhes falta algo simples, como a amizade sincera, por exemplo.

Indivíduos com muito dinheiro, em sua maioria, vivem enclausurados, preocupados, dentro de carros blindados e muros cercados, e mesmo assim, não se sentem seguros. Culpas deles? Claro que não. Mas infelizmente é fato.

São privados dos mais simples deleites. Tá certo que alguns, buscam a ostentação, mas outros querem apenas viver. E, infelizmente, qualidade de vida não se compra.

Portanto, faça a escolha certa, dê valor às pequenas coisas, o que, realmente, lhe faz feliz. Esteja bem com você mesmo, para poder estar bem com sua família, amigos e trabalho, ou seja, faça parte de modo feliz, de sua comunidade. Quando você está bem consigo, o universo flui a seu favor. E isso é qualidade de vida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS