Síndrome do pânico. Previna-se
Pexe 14/02/2011 20:01

“O homem perde a saúde para ganhar dinheiro e depois perde o dinheiro para recuperar a saúde” – Dalai Lama

É comum muitos empresários, e não só eles, passarem por períodos de profundo stress. Isto pode acarretar no aparecimento de alguns sintomas estranhos em nosso corpo.

O mundo de hoje está muito competitivo, nos impondo responsabilidades e cobranças que, muitas vezes, não condizem com nossas vidas. É comum também, os “super-homens” dizerem: não tenho tempo para perder com isto!, referindo-se a problemas como a síndrome do pânico, depressão, desanimo, entre outros.

A verdade é que alguns desses problemas nos deixam acuados, inseguros e impotentes, e não escolhem em quem e quando vão aparecer. A síndrome do pânico por exemplo, faz com que o ser humano tenha a sensação de morte iminente, pois pode desencadear sintomas como formigamento das mãos e dos braços, tonteiras, extrassistoles (batimento irregulares) e dores no peito.

Isto faz com que a pessoa corra direto para o pronto-socorro, achando que está tendo um infarto, além do fato de muitas vezes, esperarem horas pelo atendimento, sentindo a angústia e as dores aumentarem. Por fim, saem de lá sentindo-se humilhados, fracos e impotentes, com a simples recomendação medica de “descansarem e relaxarem” um pouco.

Citarei algumas ações que podemos fazer para melhorar nossos dias, visando aumentar nossa qualidade de vida. Uma delas e diminuir um pouco as carnes vermelhas (sei que é difícil), pois estas são de difícil digestão. Abra as portas e janelas de sua casa ou escritório, deixe a luz entrar e o ar circular. Aproveite e arrume a bagunça, tentando deixar o ambiente  mais organizado possível, pois assim você vai ter a sensação de conforto e aconchego.

Evite também perder seus objetos, planejando-se e adotando lugares constantes, assim você não se estressa e nem perde tempo com coisas que eram para estar ao seu alcance. Faça exercício físico, mesmo que seja uma simples caminhada de alguns minutos. E assim que começa tudo em nossa vida: dando os primeiros passos.

Por fim, faça o mais importante. Presta atenção em você mesmo. O seu corpo/espírito está pedindo ajuda, e talvez seja hora de mudar algo que esteja fazendo “forçado”, por costumes do passado ou vícios, que internamente, no seu leito, você se cobra in ou conscientemente.

Ouvir você mesmo é a melhor forma de treinar o autocontrole. Ah, última coisa. Se você já foi num cardiologista e fez exames e foi diagnosticado com stress ou síndrome do pânico, não se preocupe. O tratamento é fácil, e nunca ninguém morreu por causa destes sintomas de stress. Boa sorte!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS