Atenção no IPTU: vencimento é 28/02/2011
Christiano 18/01/2011 13:32

A Prefeitura começou hoje a entrega dos carnês de IPTU referentes ao ano de 2011. O vencimento foi antecipado e será no dia 28/02/2011 para a cota única ou para a 1ª parcela, em caso de opção pelo parcelamento.  A previsão dos Correios é entregar todos os carnês até 15 de fevereiro.

Segundo o coordenador de tributos da secretaria municipal de Finanças, Joanildo Vasconcelos, a base de cálculo do imposto é idêntica a de 2010 e foi corrigida pelo IPCA de 2010, índice oficial de inflação, com reajuste de 5,2%.

São 115 mil carnês, sendo 2,5 mil de novo lançamentos, referentes a construções e loteamentos novos. Cerca de 600 imóveis foram reavaliados com reajuste maior do que o apurado no IPCA.

A antecipação da data traz uma mudança boa e outra ruim. A ruim é que o IPTU vai ser pago junto com as despesas de  material escolar e férias de verão e de carnaval, sobrecarregando ainda mais o bolso da classe média. A boa é que o imposto poderá ser diluído em 11 parcelas, aliviando o bolso na prestação mensal.

Ainda que pese no orçamento em fevereiro, a melhor opção financeira, de longe, é pagar o imposto à vista, aproveitando o desconto de 10%. Quem pagar a prazo, em 11 parcelas, tem embutido na operação do parcelamento juros de 1,8% ao mês, remuneração que as aplicações tradicionais (como Poupança, Fundos DI e Renda Fixa) não pagam.

Fontes: Folha da Manhã e Secom da PMCG

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS