Flu a uma vitória do título
Christiano 28/11/2010 20:28

Como esperado, Palmeiras e Vasco, sem motivação, nada a fazer no campeonato, times inferiores tecnicamente e sem motivos para ajudar um rival, não foram páreo para Fluminense e Corinthians. As vitórias dos líderes levaram o Flu a manter a liderança, com 68 pontos, a uma vitória do título.

O tricolor carioca venceu, de virada, o Palmeiras por 2x1, na Arena Barueri. Os gols foram marcados pelo lateral Carlinhos, que teve uma de suas melhores atuações pelo clube e fez um golaço, e por Tartá, que mais uma vez marcou um gol decisivo na arrancada para o título, como havia sido contra o Vasco.

Para o Fluminense ganhar o seu quarto título nacional e o segundo na nomenclatura atual do Campeonato Brasileiro, basta vencer o rebaixado Guarani, domingo, no Engenhão. O Flu foi campeão brasileiro do Robertão em 1970, mas no ano seguinte o campeonato mudou de nome. Depois, conquistou o Brasileirão em 1984 e a Copa do Brasil em 2007.

No Pacaembu, o Vasco jogou mal e foi derrotado por 2x0 pelo Corinthians, caindo para o 12º lugar, estacionando nos 46 pontos. O time fez um campeonato mediano e deve se classificar para a Copa Sul-Americana, faltando apenas um ponto na última rodada para confirmar a vaga.

Quem também perdeu jogando mal foi o Flamengo, que até saiu na frente contra o Cruzeiro em Volta Redonda, com Diego Maurício, mas tomou a virada com gols de Roger e Tiago Ribeiro. Os rubro-negros colecionaram mais um insucesso contra Montillo, ex-Universidad de Chile, no sexto confronto no ano. O argentino acabou com o jogo. Foi também a sétima vitória seguida do Cruzeiro sobre o Fla.

A derrota complicaria muito a vida do atual campeão brasileiro em sua luta contra o rebaixamento, mas a sorte soprou na Gávea e os resultados garantiram a permanência do Flamengo na 1ª Divisão, com uma rodada de antecedência.

A torcida porém está bastante preocupada, porque o elenco perdeu qualidade, vários jogadores estão em declínio físico e técnico e Luxemburgo também está em péssima fase. O ano de 2010 foi para se esquecer e o de 2011 começa nada promissor no cenário de hoje.

Guarani, Grêmio Prudente e Goiás estão rebaixados. A última vaga na barca para a 2ª Divisão será disputada no confronto direto Vitória X Atlético/GO/, em Salvador, com vantagem de empate para os goianos.

No Engenhão, o Botafogo fez sua parte e garantiu, no mínimo, a melhor colocação desde 1995, ano em que foi campeão brasileiro pela única vez nos moldes atuais. O campeão carioca venceu em casa o rebaixado Grêmio Prudente por 3x1, com gols de Antônio Carlos, Edson e Marcelo Cordeiro.

O alvinegro ultrapassou o Atlético/PR/ e alcançou o 5º lugar, com 59 pontos, um ponto atrás do Grêmio. Para conquistar a sonhada vaga na Libertadores, que o clube não disputa desde 1996, o Botafogo terá de vencer o time de Renato Gaúcho, na última rodada, no Olímpico. Além disto, tem que torcer pelo Independiente contra o Goiás na final da Copa Sul-Americana.

Joel terá de armar um esquema que pare o ataque do Grêmio, o mais positivo do campeonato, com 65 gols, e o artilheiro Jonas, que chegou hoje a 22 gols. Além disto, os gaúchos estão embalados e têm a melhor campanha do 2º turno, com 40 pontos e somente 2 derrotas: uma delas para o Flu, por 2x0, no Rio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS