PR, PDT, DEM e PSDB votaram contra o Rio nos royalties
Christiano 13/06/2010 10:45

O jornal O Globo publicou ontem a lista, na íntegra, com os votos dos senadores na Emenda Simon, que, baseada em projeto de Ibsen Pinheiro aprovado na Câmara Federal, retira os royalties do Rio, deixando o estado e os municípios à míngua.

Analisando a lista ao lado, chega-se a várias conclusões:

- Cada um vota com o seu interesse próprio, sempre. Mesmo senadores considerados mais éticos, como Cristovam Buarque e o próprio Pedro Simon, mandam o bom senso às favas quando está em jogo a sua reeleição e os seus eleitores.

- O PT votou em peso contra a emenda e a favor do Rio.

- A oposição, encabeçada pelo PSDB e DEM, votou em peso para tirar os royalties do Rio.

- O silêncio de José Serra sobre a questão é ensurdecedor. Sua base votou contra o seu próprio estado, SP, que também perde com a emenda. Vale mais o dilema causado ao governo em ano eleitoral.

- O PR, de Garotinho e Geraldo Pudim, votou maciçamente contra o Rio, incluindo o presidente nacional do partido. O limite de ação do ex-governador (que já comandou bancadas nacionalmente) no partido é o Rio.

- O PDT, de Arnaldo Vianna, também votou em peso contra o Rio.  E o presidente nacional do partido é Lupi, com história política no Rio.

- O PMDB, de Sérgio Cabral, votou, como sempre, dividido. Porém, a emenda é de um membro do partido, o senador gaúcho Pedro Simon.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS