Considerações sobre decisões do TRE
Christiano 27/05/2010 21:40

Analisando as decisões do TRE, que cassaram e tornaram inelegíveis por 3 anos a prefeita Rosinha e o seu vice Chicão Oliveira, e ainda levaram a mesma inelegibilidade a Garotinho e Arnaldo Vianna, chega-se a algumas considerações:

- A paz política da cidade acabou em 2002, quando houve o rompimento entre Garotinho e Arnaldo Vianna. Antes disto, não havia este clima de guerra nas eleições que se propaga hoje nos tribunais de justiça, em disputas intermináveis.

- Coincidentemente, os royalties cresceram geometricamente no final do século. Muito dinheiro, muito orçamento, muito caixa, muita briga.

- A legislação eleitoral e os instrumentos de controle também se tornaram mais fortes, coibindo com mais rigor irregularidades de políticos.

- Quatro prefeitos seguidos afastados. Todos cometeram tantos erros? Ou o vale-tudo eleitoral em Campos é mais intenso?

- É uma utopia, mas porque a justiça não julga todos os processos eleitorais em todas as instâncias antes de candidato eleito assumir? A lentidão dos processos e as diversas instâncias levam a decisões em meio a mandatos, prejudicando a administração dos municípios e seus habitantes.

- Os arnaldistas comemoraram, mas tiveram um revés logo em seguida.

- Os comerciantes estão aflitos. Lembram dos anos de 2005, quando Campista foi cassado, e de 2008, quando Mocaiber foi afastado. As mudanças de comando paralisaram a Prefeitura neste anos, travando também a economia da cidade. A maioria sabe que, no final, tudo fica na mesma.

- Ex é sempre ex. O ex-governador Garotinho já não tem tanto poder no TRE. Salvo pelo voto de minerva do presidente do Tribunal, no recurso contra a inelegibilidade imposta por decisão da juíza de 1ª instância Denise Apolinário, hoje Garotinho e Rosinha foram condenados justamento no voto de minerva.

- Quantas vezes Garotinho e Arnaldo já ficaram inelegíveis? E quantas eleições deixaram de disputar?

- O cargo mais disputado do município deveria ser o de Presidente da Câmara de Vereadores, já que  sempre poderá ser o próximo prefeito. E gasta muito menos para se eleger...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS