Rosinha cassada, Garotinho e Arnaldo inelegíveis
Christiano 27/05/2010 18:54

A prefeita de Campos, Rosinha, foi cassada hoje pelo TRE, por abuso no uso de meios de comunicação, cometido na campanha vitoriosa, em 2008, para a Prefeitura. O Tribunal entendeu que ela foi beneficiada por práticas panfletárias da Rádio O Diário e do jornal O Diário.

Além da cassação de Rosinha, o TRE tornou inelegível, por 3 anos (até 2011), Anthony Garotinho, os radialistas Linda Mara da Silva e Patrícia Cordeiro, e o então proprietário das empresas de comunicação, Fábio Paes. A votação foi apertada e decidida no voto de minerva do presidente do TRE, com derrota dos Garotinhos por 4x3.

Baixe aqui a íntegra da nota oficial do TRE sobre a decisão. Como Rosinha obteve mais de 50% dos votos, o Tribunal convocou novas eleições, em calendário a ser ainda definido. A prefeita agora aguarda, no cargo, a publicação da decisão pelo TRE, para entrar com recurso.

Enquanto isto, Rosinha pode recorrer ao TSE, obtendo imediato efeito suspensivo. Já Garotinho está, neste momento, fora das eleições para governador. Porém, se conseguir uma medida cautelar no TSE ele poderá manter a sua candidatura.

O ex-governador divulgou nota em seu blog (aqui), alegando perseguição e culpando Arnaldo Vianna e Sérgio Cabral.  Garotinho ainda fala de detalhes técnicos da decisão judicial, porém, em nenhum momento se defende do mérito da questão: o uso dos referidos meios de comunicação, cuja propriedade de fato é atribuída por muitos adversários a ele.

O blog Na Curva do Rio, de Suzy Monteiro, foi o primeiro da Folha Online a divulgar a cassação, aqui. Na internet campista, o furo ficou por conta das competentes meninas do Estou Procurando O Que Fazer, que prenunciaram aqui. Outra ótima cobertura está no Eu Penso Que, de Ricardo André.

No mesmo dia, o TRE tornou inelegível o deputado federal Arnaldo Vianna, por abuso de poder político e autoridade, sendo beneficiado na campanha para a Prefeitura, em 2008, por contratação de funcionários terceirizados por parte do então prefeito e aliado político Alexandre Mocaiber.

Arnaldo também está inelegível por 3 anos a contar de 2008, estando hoje fora da reeleição e de qualquer campanha até 2011. O ex-prefeito não pode obter efeito suspensivo, mas, tal qual Garotinho, pode obter uma medida cautelar no TSE e concorrer em outubro.

Baixe aqui a nota oficial do TSE sobre a sentença de Arnaldo. O furo foi dado aqui, em primeira mão, pelo blog Opiniões, de Aluysio Abreu.

Agora, porque soltam tantos fogos na cidade? Qual corrente comemora, se as duas principais tiveram derrotas? Ou seriam da famosa, sonhada por muitos e acanhada terceira via?

Atualização às 19h49 de 27/05/2010: Veja aqui, no Blog do Bastos, o vídeo de matéria do RJ-TV, da Globo, sobre a cassação de Rosinha pelo TRE.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS