Fla se classifica e salva o futebol do Rio
Christiano 06/05/2010 00:26

Festa aqui em São Paulo. Ao final da derrota do Flamengo por 2x1 para o Corinthians, no Pacaembu, que classificou o time rubro-negro, fogos de artifícios foram disparados nos céus da capital paulista e vários torcedores de São Paulo, Santos e Palmeiras (eliminado hoje) foram para suas janelas gritar que os corintianos nunca terão uma Libertadores, título que os rivais já têm.

O Flamengo, que também teve um centenário desastroso, estragou de vez a festa pelos 100 anos do Corinthians, eliminando o time paulista da Libertadores e de seu maior sonho. Resta aos corintianos o título fajuto de Mundial de Clubes de araque organizado pela Fifa em 2000 no Brasil.

O jogo teve dois tempos distintos. O 1º tempo foi um massacre do Corinthians e o 2x0 pode ter sido até pouco. O destaque foi Ronaldo, que fez um gol e induziu o gol contra rubro-negro, comemorando ambos os tentos. No 2º tempo, o Flamengo deu uma aula de como se jogar fora de casa, dominando completamente a etapa.

Vágner Love diminuiu para 2x1, placar que dava a vaga para o Flamengo. A marcação havia encaixado e Kleberson entrara muito bem no jogo. Mano Menezes ainda tentou mudar a partida, mas fez substituições desastrosas. O Fla teve várias chances de empatar o jogo e não seria surpresa se até tivesse virado o placar.

O time carioca deverá pegar o Universidad de Chile, que joga amanhã para confirmar a classificação. A passagem para as quartas-de-final quebra o tabu das últimas três participações rubro-negras na Libertadores, quando não passou sequer das oitavas-de-final. A chave é muito favorável e não há nenhum time de tradição a ser enfrentado até a final.

Na outra chave, Cruzeiro e São Paulo vão se matar nas quartas-de-final, que pode ainda ter Estudiantes X Inter. Pela Copa do Brasil, nenhuma surpresa. Vitória e Grêmio, que praticamente tinham decidido a classificação na ida, passaram para as semi-finais. Santos e Atlético/GO/ fizeram valer o mando de campo e também estão lá.

O Vasco fez o Vitória suar hoje, derrotando o time baiano por 3x1, no Rio, e perdendo a vaga por detalhes. A torcida aplaudiu o time no final do jogo. O Vitória deu o troco da eliminação nas quartas-de-final da Copa do Brasil do ano passado.

Já o Fluminense confirmou sua eliminação, ao sofrer nova derrota por 2x0 para o Grêmio, no Olímpico, perdendo por humilhantes 5x1 no placar agregado. Sem Fred, o time até fez jogo duro no 1º tempo, mas foi presa fácil para o melhor time gremista no 2º tempo.

A eliminação de Vasco e Fluminense, que se juntaram ao já eliminado Botafogo, levou o futebol carioca ao seu pior desempenho na Copa do Brasil em 8 anos. Desde 2002, pelo menos um time do Rio chegava às semi-finais.

Em 2003 o Flamengo foi à final da Copa do Brasil com o Cruzeiro, sendo derrotado. No ano seguinte nova final do Fla, desta vez contra o Santo André, com nova derrota. Em 2005, o Fluminense chegou à final, contra o Paulista, perdendo também.

Já em 2006, Fla, Flu e Vasco chegaram às semi-finais. O Vasco passou pelo tricolor e pegou o rubro-negro na final. O Flamengo foi campeão. Em 2007, o Fluminense foi campeão em cima do Figueirense, que tinha eliminado o Botafogo na semi-final. Em 2008, Botafogo e Vasco caíram nas semi-finais. E em 2009, o Vasco caiu na semi-final para o Corinthians.

Neste ano, os cariocas assistirão na TV a teórica final antecipada da Copa do Brasil, na semi-final entre Santos e Grêmio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS