Botafogo vence o Fla e é campeão do Rio
Christiano 18/04/2010 21:30

Com dois gols de pênalti, o Botafogo venceu o Flamengo, por 2x1, hoje, no Maracanã, conquistando a Taça Rio. Por ter conquistado também a Taça Guanabara, ao vencer o Vasco por 2x0, o alvinegro se sagrou Campeão Carioca por antecipação, sem necessidade de final.

Tal fato não ocorria desde 1998, quando o Vasco, no mais brilhante centenário dos clubes cariocas, conquistou o Carioca vencendo os dois turnos. O time cruzmaltino ganharia ainda a Libertadores naquele ano. Dois anos antes,  em 1996, foi a vez do Flamengo, então de Joel, ganhar o estadual direto.

A conquista do Botafogo foi amplamente merecida. Superou todos os rivais, vencendo Flamengo e Vasco em decisões e eliminando o Fluminense na semi-final da Taça Rio. O campeão carioca eliminou ainda o Flamengo, na semi-final da Taça GB.

No confronto específico com o Flamengo, que já vem ocorrendo há 4 anos, finalmente o Botafogo superou o rival, desta vez de forma contundente, com duas vitórias em jogos decisivos e um empate na fase classificatória. A conquista botafoguense reequilibra o clássico confronto. Em 4 decisões, uma vitória nos 90 minutos para cada lado. Nas outras duas decisões, empates e Bruno garantiu para o Fla nos pênaltis.

Foi o confronto de um time humilde, obediente, guerreiro e com alguns jogadores de qualidade, comandados, com árduo trabalho, por Joel. Do outro lado, o atual Fla tinha soberba, desobediência, descompromisso e falta de humildade e de fibra.

Para o bem coletivo, uma vez que o futebol serve de espelho na sociedade para gerações de torcedores, ganhou o time que escolheu o caminho do trabalho e da dedicação, ensinando que esta é a trilha do sucesso.

Não vi o 1º tempo. Nos melhores momentos, que são sempre uma edição da realidade, foi possível ver um equilíbrio, com o Botafogo saindo na frente com Herrera, de pênalti, e o Fla empatando com Vágner Love, que é um oásis de dedicação no rubro-negro.

Os pênaltis, sempre um aliado rubro-negro nas conquistas recentes, decidiram o jogo. De pênalti e com rara coragem e categoria, a la Zidane, o iluminado uruguaio Loco Abreu fez o gol do título, deixando Bruno sem ação.

Os dois gols do Botafogo, para variar, se originaram em jogadas aéreas. O medo da insegura zaga rubro-negra era tão grande que eles agarravam os botafoguenses pelo braço, pelo pescoço, pela camisa, de tudo quanto é jeito, ocasionando os pênaltis.

Depois do gol e da expulsão de Maldonado pelo segundo amarelo, o Botafogo ficou com o jogo à sua feição. Porém, a zaga botafoguense cometeu o mesmo erro do rival, fazendo um pênalti bobo. Sem jogar e sem treinar há tempos, Adriano partiu para a cobrança.

Como numa providência divina dos justos, o goleiro Jefferson fez bela defesa, deixando o Imperador como o vilão rubro-negro. Se o Fla empatasse, o jogo poderia ter outro destino, já que Herrera foi expulso ao ter um destempero injustificável na correta marcação do pênalti.

O jogo era muito bom e emocionante. O Botafogo perdeu uma chance cristalina, com o talismã Caio, para fechar o caixão rubro-negro. Mas, o dia não era de heróis individuais. O brilho coletivo do time é que imperava. Até o pouco habilidoso Somália jogou belíssima partida, anulando Léo Moura e salvando, quase em cima da linha, o empate rubro-negro.

A 19ª conquista do Botafogo interrompe um jejum de 4 anos sem títulos e leva o clube a encostar no Vasco no número de campeonatos. Joel Santana, que jamais perdeu uma final de turno, garantiu a sua 12ª conquista, se consagrando como o Rei do Rio.

Já o Flamengo continua sem conquistar o tetra carioca, conquista que somente Botafogo e Fluminense têm, e pode mergulhar em uma crise ainda maior. O time não vem jogando bem e nem a altura do investimento feito pelo clube. Já teve quatro derrotas neste ano, duas para o Botafogo e duas no Chile, e vai mal na Libertadores, competição mais importante no ano.

Se não vencer o Caracas quarta-feira, o caldeirão da Gávea, que deve ferver amanhã, irá explodir. Resta saber como reagirá o badalado e caro Império do Amor, que foi derrotado pelo ataque Mercosul, dos hermanos Herrera e Loco Abreu, autores dos gols hoje.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS