Com o aumento da concorrência, muitas usando métodos desleais para conseguir clientes, está cada vez mais claro a necessidade de buscar alternativas diferentes para destacar-se, ou seja, inovar.
Segundo Rodrigo Teles, presidente do Instituto Empreendedor Endeavor, “empreendedores inovadores pensam fora da caixa, sonham grande e botam pra fazer. São eles que revolucionam indústrias, desenvolvem o país e melhoram a vida das pessoas”.
A inovação é um ponto de destaque atualmente, e faz a diferença entre fracasso e sucesso. Existe até um manual explicativo sobre os tipos e como implantar inovações dentro das empresas, chamado de Manual de Oslo.
A seguir, citarei alguns tipos de inovações que poderão ajudar o leitor a conseguir êxito na busca pelo sucesso.
Começaremos pelas Inovações de Produtos, criando um novo ou melhorando-os significativamente, tanto o produto em si, como o serviço prestado. Isso pode ser aplicado também na Inovação de Processo que está ligado ao modo de distribuição desse produto.
Existe também a Inovação de Marketing, que são mudanças significativas na concepção do produto, desde sua fórmula até a embalagem, no posicionamento do produto, na promoção e na fixação de preços. E, como não poderia faltar, a Inovação Organizacional que é um novo método na prática dos negócios da empresa, na organização de seu local de trabalho ou em suas realizações externas.
Tente ficar atento, como gestor de sua empresa, a essas mudanças. Elas podem, e devem ser adaptadas a todos os tipos de negócios. Não fique parado, apenas reagindo ao mercado, seja proativo em relação a ele, e terá mais chance de sucesso.