Banco de leite materno do HPC com baixo estoque e fornecimento limitado
Paula Vigneron 07/01/2020 11:36 - Atualizado em 14/01/2020 16:10
O banco de leite materno do Hospital Plantadores de Cana (HPC), destinado aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, está com estoque abaixo do esperado e necessita de doações urgentes para poder continuar a fornecer alimentação às crianças. O ideal para manter o volume adequado de leite é de 12 litros por coleta. A unidade, no entanto, tem conseguido apenas um litro. A média pode levar à interrupção das atividades, de acordo com a coordenadora do banco, a enfermeira-chefe Fabiana Passos, que afirmou não saber até quando durará o estoque atual.
Fabiana explicou que, apesar das campanhas de conscientização sobre a importância da doação de leite materno, o estoque, neste início de ano, está bem baixo.
— Continuam bem fracas as doações. O carro da coleta foi pra rua hoje (terça-feira), para ver se a gente consegue alguma doação. Creio que hoje vai vir pouco (leite materno) porque as doadoras que vamos visitar são aquelas para as quais ainda levaremos os kits. Elas são das entrevistas da semana passada. Então, não sei até quando a gente vai ter esse estoque. A gente está atendendo somente os bebês que estão em colostroterapia, que estão em estado mais grave. Infelizmente, não estamos conseguindo atender a todos.
Como doar? — A coleta para o banco de leite materno acontece sempre de terça a quinta-feira, no turno da manhã. Um carro do Hospital Plantadores de Cana é disponibilizado para buscar o leite. Além disso, familiares da puérpera podem levar o leite ao hospital, diariamente. Para ser doadora, é necessário que a mãe apresente o resultado dos últimos exames do pré-natal e efetue o cadastro.
— Para doar, ela não precisa vir ao banco de leite, se não puder. Ela só liga para cá, pelo número 2737-7431, e a gente faz um pré-cadastro por telefone e orienta como vai fazer, marca o dia certinho de ir à casa dela, e ela passa a ser uma doadora. Então, não tem dificuldade. Se ela quiser vir ao banco de leite, se tiver condições, pode vir para doar. Mas, se não quiser esperar o carro da coleta, porque a gente só tem os dois dias, pode pedir a alguém da família para trazer a bolsa térmica com o leite, e a gente dá outro frasco e ela leva para casa. Então, não necessariamente ela precisa esperar o carro da coleta e ela também não precisa vir aqui. Mas a gente precisa dos últimos exames do pré-natal, que é o HIV e o VDLR, que têm que estar negativo. O banco abre todos os dias, de segunda a segunda, sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h — disse Fabiana, ressaltando que os frascos exigidos para a doação devem ser vidro, com tampa plástica e com rosca e podem ter até 500 ml.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS