Caminhada de Santo Amaro: Bispo abrirá percurso com Santa Missa em Donana
13/01/2020 09:17 - Atualizado em 20/01/2020 17:02
Santa Missa será realizada na Igreja de Santo Amaro, em Donana
Santa Missa será realizada na Igreja de Santo Amaro, em Donana / Divulgação
Romeiros de várias partes do município e até de outras cidades irão participar, nesta terça-feira (14), da Caminhada de Santo Amaro, o padroeiro da Baixada Campista. O bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, vai presidir a Santa Missa, que marca o início do percurso, no dia 14, às 19h, na Igreja de Santo Amaro, no bairro de Donana, que também festeja o padroeiro. A capela integra o “Circuito Religioso Caminho de Santo Amaro”. A festa acontece há mais de 50 anos.
Para Dom Roberto, o caminho de Santo de Amaro é diferenciado, pois é realizado pela espiritualidade beneditina. “Este percurso integra a mística da conversão, da penitência, a paz com Deus e da reconciliação. É interessante que a diferença de outros caminhos visa um reencontro com a fé, com a Igreja. Todo caminho de alguma forma é de voltar para casa, para Deus, voltar para a prática de uma religião mais viva. Por isso, os caminhos que levam a Deus são abençoados. São trilhas espirituais, são mapas para o céu. Então quero abençoar a todos os romeiros de Santo Amaro, para que tenham uma experiência muito viva de reencontro pelo intermédio de Santo Amaro, com o Cristo, o Santíssimo Salvador”, afirmou Dom Roberto.
Após a celebração, Dom Roberto vai abençoar os romeiros durante o percurso, junto com os padres e diáconos da Baixada Campista, que estarão aspergindo os fiéis com água benta, em um posto montado pela Diocese de Campos, por meio do Colégio Eucarístico São Gonçalo, no distrito de Goitacazes. No local, uma programação especial foi montada, a partir das 18h, como ponto de apoio aos romeiros da caminhada do Circuito Religioso. Serão oferecidos frutas, água, alongamento e aferição de pressão. Às 20h, o Padre Gilson Motta, diretor do Colégio, vai presidir a Santa Missa na unidade.
De acordo com a Prefeitura de Campos, ao todo, serão nove pontos de apoio aos romeiros, sendo o primeiro no posto do Batalhão de Patrulhamento da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv). Entre as barracas, montadas a intervalos previamente estudados, equipes do BPRv, com o apoio da Guarda Civil Municipal, farão patrulhamento fixo e móvel, para garantir segurança dos romeiros. Quatro ambulâncias, sendo duas UTIs, vão estar disponíveis, sendo uma fixa e três percorrendo o trecho.
Fonte: Diocese de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS