Esquema de segurança nas praias
Virna Alencar 23/12/2019 17:56 - Atualizado em 08/01/2020 16:29
Folha da Manhã
As forças de segurança pública montaram esquema de policiamento e monitoramento nas praias da região, durante o período de alta temporada. Segundo o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro, a partir da virada de ano haverá reforço de 40 policiais, por final de semana, nos municípios litorâneos de abrangência do batalhão – Campos, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. De acordo com a Prefeitura de Campos, cerca de 50 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estarão atuando em Lagoa de Cima e 100 na praia de Farol de São Thomé.
O comandante da GCM, Fabiano Mariano, destacou que a Guarda estará atuando em caráter especial no balneário campista e em Lagoa de Cima, por se tratarem de locais com maior concentração de pessoas nos finais de semana no verão. O efetivo estará dividido entre policiamento a pé e motorizado com triciclos da corporação para fazer o policiamento da faixa de areia para inibir carros de som fazendo valer a lei nº 8061/2008 sobre a perturbação do sossego público, com ruídos e sons excessivos. Além disso, duas motos e uma saveiro vai controlar o tráfego. O balneário campista conta também com câmeras de monitoramento, distribuídas em locais de maior circulação, que garantem a tranquilidade de moradores e veranistas.
Para definir as ações que seriam implantadas durante o verão 2019/2020, a Prefeitura de SFI realizou reuniões com a participação de responsáveis por secretarias e demais órgãos municipais, além de integrantes de órgãos ligados à área de Segurança Pública –Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e Conselho Estadual de Segurança. Entre as principais medidas definidas estão a utilização de câmeras de monitoramento nas principais praias (Barra do Itabapoana, Manguinhos, Guaxindiba, Santa Clara e Gargaú) e agentes da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) atuando em regime especial durante o período, principalmente em dias e locais de eventos, a fim de orientar os motoristas para maior fluidez e segurança no trânsito, A GCM reforçará o efetivo, apoiando a Polícia Militar no patrulhamento ostensivo. A partir de janeiro será utilizado o cão Zaruk da raça golden retriever, cedido por empréstimo pelo Departamento de Operações com Cães da GCM de Casimiro de Abreu, especializado em detectar drogas, armas e munições.
A prefeita de SFI Francimara Barbosa Lemos publicou um decreto determinando que a realização de eventos (recreativos, culturais, sociais, desportivos, religiosos e outros) que promovam a concentração de pessoas, no âmbito do município, deve ficar condicionada à prévia autorização da PM, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. O mesmo documento estabelece que os eventos deverão se encerrar até 1h da madrugada.
Em SJB, de acordo com a Prefeitura, a segurança para o verão será reforçada com as ações envolvendo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e seus diferentes setores como a Guarda Civil Municipal, Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Fiscalização de Posturas, com reforço da segurança privada nos maiores eventos. Contará, ainda, com o monitoramento por câmeras e operações coordenadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e integração com Polícia Militar (8º BPM e BPRv), Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiro Militar, que reforçam suas ações e efetivo neste período. Também integra o sistema de segurança o Corpo de Bombeiro Militar que, juntamente com a Coordenadoria de Defesa Civil desenvolve o trabalho de guarda-vidas no litoral. Reuniões de alinhamento já vêm sendo realizadas entendendo que é necessário um planejamento de ações durante o período, que tem início no Réveillon e se estende até o carnaval. As operações nas estradas de acesso ao município também serão intensificadas, com reforço de policiamento, principalmente em dias de maior movimento.
Batalhão segue em esquema de Natal
O comandante do 8º BPM informou que o reforço na segurança nas praias iniciará a partir da virada de ano. Ele que, por enquanto, o foco tem sido garantir a segurança nos centros comerciais, devido o aquecimento do comércio com as compras de fim de ano. No entanto, o Batalhão conta com estratégia operacional para garantir a segurança nas praias e nas áreas centrais.
— No momento, estamos tendo uma atenção especial para a região central, por meio da Operação Papai Noel, deflagrada desde 1º de dezembro. São mais 10 policiais na região, deslocados especificamente para essa época. Além disso, promovemos remanejamento dos policiais do Regime Adicional de Serviço (Rais) – são 10 na parte da manhã e 20 à tarde – assim como da Patrulha Escolar, uma vez que as escolas encerraram o ano letivo. Portanto, há toda uma estratégia operacional para nos fazermos mais presentes nas praias sem deixar os centros em situação de vulnerabilidade — disse.
Na última segunda-feira (16), sete viaturas do 8°BPM foram entregues em sete Destacamento de Polícia Ostensivos (DPOS) de Santa Maria, Dores de Macabu, Serrinha, Conselheiro Josino e Santa Cruz. Em São João da Barra, a entrega aconteceu em Atafona e Sabonete. De acordo com o 8° BPM, os destacamentos dessas localidades estavam desativados há 10 anos, o que representa quase 30% da extensão territorial da área do batalhão. Agora, com as novas viaturas, segundo a Polícia, o patrulhamento será ostensivo 24h, com objetivo de combater o tráfico e roubos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS