Cabine blindada da Polícia Militar é instalada em área de conflito em Guarus
Virna Alencar 05/01/2020 14:14 - Atualizado em 08/01/2020 16:20
Foi instalada nesse sábado (4) uma cabine blindada da Polícia Militar em substituição ao trailer que ficava entre os bairros Eldorado e Santa Rosa, em Guarus, em Campos. De acordo com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, a expectativa é gerar mais segurança aos policiais que atuam na área conhecida pela rivalidade entre facções criminosas. Ao todo, 12 policiais irão atuar em sistema de plantão, na estrutura que conta com banheiro, quarto e área para atendimento ao público.
O comandante informou que a iniciativa, além de gerar mais segurança aos policiais militares, tende a reduzir ainda mais o número de homicídios na região. Ele apontou, com base nas estatísticas divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), uma redução de 30% no número de letalidades violentas no comparativo 2018-2019. Em 2018 foram registrados 269 casos contra 188 no ano passado.
"A cabine do 8º BPM é fixada em um ponto estratégico onde há uma divisão de facção. Apesar da redução do número de homicídios, precisamos manter a vigilância especialmente nesta área por se tratar de um local dominado pelo tráfico de drogas sendo a razão de muitas práticas violentas. Uma cabine blindada gera a proteção que o policial militar precisa para trabalhar em segurança. Serão 12 policiais atuando na estrutura, além de 32 policiais que ficam em viaturas monitorando as comunidades existentes naquela área. Então, acredito que a iniciativa vai fazer com que o agente opere com mais segurança e, consequentemente, contribuirá para uma redução ainda maior de crimes na região", disse.
Por outro lado, somente nos cinco primeiros dias de 2020, já foram registrados três homicídios em Campos, todos na área de Guarus, conforme dados divulgados pela Folha da Manhã. Sobre estes casos, o comandante ressaltou que a ideia é trabalhar para que a redução de homicídios se mantenha na área de cobertura do 8º BPM. "Nós já estamos trabalhando para tentar a elucidação destes casos que são crimes vinculados ao tráfico de drogas. Vamos ajustar o nosso policiamento para mantermos a redução de homicídios", finalizou.
Em abril de 2014, o trailer da PM foi instalado provisoriamente sendo parte de uma operação preventiva de combate ao tráfico. O disque denúncia da PM é o (22) 2723-1177 ou através do 190.
Dados - Ainda sem números oficiais do mês de dezembro divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), já é possível dizer que a letalidade violenta em Campos diminuiu em 2019. O número de homicídios em Campos, ocorridos entre janeiro e novembro do ano passado, caiu 36,4% em comparação ao mesmo período de 2018. Até o mês, foram registrados 140 assassinatos no município, 80 casos a menos do ocorrido entre janeiro e novembro de 2018. Se comparados os dados apenas de novembro, a queda foi ainda maior. Neste ano, 11 casos ocorreram no mês, enquanto, em 2018, foram 21 mortes, o que representa uma redução de 47,6%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS