Folha da Manhã completa 42 anos de história
07/01/2020 18:35 - Atualizado em 20/01/2020 16:58
Folha surgiu em 1978 como um sonho do jornalista Aluysio Cardoso Barbosa
Folha surgiu em 1978 como um sonho do jornalista Aluysio Cardoso Barbosa / Genilson Pessanha
Fundada em 1978 como um sonho do jornalista Aluysio Cardoso Barbosa (in memoriam), abraçado por um grupo que incluía Pereira Junior e Andral Tavares, entre outros fundadores, a Folha da Manhã completa hoje 42 anos. Uma programação simbólica foi preparada para celebrar a data, que representa a completude de mais um ciclo do maior jornal de Campos e região. A partir das 7h, a diretora-presidente do Grupo Folha de Comunicação, Diva Abreu Barbosa, concederá entrevista no Folha no Ar, da Folha FM 98,3, comentando episódios das mais de quatro décadas de história deste veículo. Às 15h, o monsenhor Leandro de Moraes Diniz dará bênção aos diretores e funcionários na redação da Folha. Além disso, uma edição especial comemorativa está sendo feita para chegar aos leitores no próximo domingo (12).
— Espero que, no futuro, meus filhos e netos possam dar continuidade a esse trabalho. Foi um sonho de Aluysio (Cardoso Barbosa), que partiu e o deixou comigo. Venho carregando. Apesar de todas as dificuldades, é algo que vale a pena — disse Diva Abreu Barbosa.
O jornal Folha da Manhã circulou pela primeira vez no dia 08 de janeiro de 1978, disputando um dos mais tradicionais mercados de mídia impressa do interior brasileiro. Entre seus concorrentes, um era o Monitor Campista, terceiro mais antigo do Brasil, então com 169 anos de funcionamento. A Folha começou inovando, com a utilização do processo off-set e composição em equipamento eletrônico. Na área editorial, adotou conceitos de jornalismo moderno, praticado na grande imprensa nacional e internacional através das agências JB e Associated Press, à época.
A receptividade no mercado foi imediata. Com apenas três meses de circulação, a Folha da Manhã já havia consolidado sua posição de liderança, que mantém até hoje, conforme comprovam pesquisas realizadas e prêmios conquistados. O processo de desenvolvimento foi conduzido em estreita sintonia com a comunidade, incluindo participação ativa na vida cultural, social e econômica de Campos. Exemplos atuais são a Feijoada da Folha, que em 2019 chegou à sua 28ª edição, reunindo lideranças políticas, empresariais, sociais e comunitárias, e o Troféu Folha Seca, que já homenageou 20 campistas de destaque nacional e/internacional em suas áreas.
Em 1996, veio a modernização do parque gráfico, possibilitando que o jornal passasse a ser impresso em cores, com fotolito digital, através de image-setter, hoje já possuindo o sistema CTP (Computer-To-Plate). Foi outra conquista para que a posição de liderança na mídia impressa — recordista em vendas, assinaturas, classificados e anúncios — seguisse sendo mantida na mais importante região petrolífera do Brasil, circulando diversos municípios das regiões Norte, Noroeste e dos Lagos do Rio de Janeiro.
Avanços posteriores vieram com a entrada na era digital, há mais de 12 anos, contando atualmente com edição on-line para assinantes e versão digital por meio do portal Folha1. O grupo de comunicação engloba ainda a Plena TV (canal de televisão a cabo), Inter TV Planície (afiliada Rede Globo, na TV aberta), e as rádios Folha FM 98,3, em Campos, e Hits 99,7 FM, em Macaé.
A Folha — Único jornal diário de Campos nos dias atuais, impresso em off-set, a cores, circula de terça-feira a domingo. Com noticiário regional e nacional, cobre os municípios de Campos, Quissamã, Macaé, São João da Barra, Rio das Ostras, Italva, Cardoso Moreira, São Fidélis, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco do Itabapoana, Conceição de Macabu e Carapebus. (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS