Alerta de chuva nas redes sociais
Camila Silva - Atualizado em 18/01/2020 14:05
Uma forte chuva de cerca de três horas foi o suficiente para causar vários danos a moradores de São Francisco de Itabapoana na última semana. As ruas alagaram e a água invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Por conta dos estragos referentes a este e outros tipos de problemas ambientais, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) do município está utilizando constantemente os alertas, oriundos dos órgãos competentes, como estraté-gia de manter as pessoas no município informadas quanto à chegada das chuvas. Os informa-tivos irão ser publicados nas redes sociais do município, além de mensagens para celulares cadastrados.
— A exemplo de algumas cidades, os alertas emitidos são preventivos e servem para que as pessoas fiquem atentas às chuvas, pois dependendo da quantidade de água que possa cair, podem trazer muitos estragos às famílias que estão em áreas de risco —, esclareceu a secre-tária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.
Conforme dados da agente da Defesa Civil Regilane Oliveira, as informações são provenien-tes dos órgãos oficiais. “Nós recolhemos os alertas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaci-ais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cema-dem). Ambos são órgãos de grande relevância que emitem os avisos. Mesmo que sejam apenas previsões, fazemos a nossa parte que é divulgar. Por isso emitimos constantemente os alertas que nos são enviados. Nós vamos procurar outros meios para atingir o maior nú-mero de pessoas”, ressaltou.
Segundo a secretária, está sendo idealizado um plano de ação para ampliar ainda mais a di-vulgação das previsões dos alertas. “Ainda está em fase de planejamento, mas já estamos fazendo levantamentos dos lugares com alto índice de ocorrências para intensificar as ações”, antecipou Luciana.
A Defesa Civil de SFI informou, ainda, que em caso de socorro, como situação de desalojados ou desabrigados, a população deve entrar em contato através do telefone (22) 99997-5855.
Problemas - Uma chuva forte atingiu o município na tarde da sexta-feira. Segundo Defesa Civil, foram registrados cerca de 50 milímetros de precipitação e equipes do órgão estão nas ruas fazendo atendimento a moradores. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (In-met), o tempo fica instável no município até, pelo menos, a próxima terça-feira (21).
— Foram mais ou menos três horas de chuva. Alagaram todas as ruas. Água chegou na cintu-ra. Derrubou muro, entrou água em diversas casas. Também teve muito vento, levou mesas e cadeiras. Tenho vizinhos que perderam móveis e roupas, tudo. Há dois anos, aconteceu a mesma coisa e nada foi feito para que o problema não voltasse a se repetir — contou a mo-radora da localidade de Imburi, Eliana Crespo, 39 anos, auxiliar de serviços gerais.
A Defesa Civil informou que realiza atendimentos na localidade “junto com a prefeita Franci-mara e toda a equipe dela, auxiliando as famílias”.
No início do mês, uma virada no tempo também trouxe transtorno. O município teve que cancelar toda a programação de eventos que ocorreriam nas praias de Santa Clara e Sossego. (C.S.)
Moradores podem cadastrar serviço sms
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro possui um serviço gratuito de alerta via SMS. Por meio da iniciativa, o órgão emite avisos sobre previsão de chuvas fortes, rajadas de vento, enxurradas e deslizamento. O Secretário da Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Roberto Robadey Júnior explicou que o serviço é importante para toda a população do estado, mas principalmente para as pessoas que vivem em áreas vulneráveis.
– O serviço de alerta via SMS amplia o alcance da comunicação. Nos dias de hoje, praticamen-te todas as pessoas usam celular. É uma ferramenta de baixo custo, que evita tragédias e salva vidas – afirmou, destacando que “a maior missão é fortalecer a cultura de prevenção, reduzindo os riscos perante situações emergenciais decorrentes de chuvas e inundações”.
Para se cadastrar, basta enviar o CEP de interesse via SMS para o número 40199. “Você pode cadastrar vários CEPs, enviando um de cada vez: da sua casa, do seu trabalho, e vai receber mensagens de proteção”, assegurou o comandante. A qualquer momento, também é possí-vel cancelar o serviço por mensagem de texto.
O Japão começou a utilizar o serviço de alerta em 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS