Coração de pai à espera do filho
Daniela Abreu 04/01/2020 12:06 - Atualizado em 08/01/2020 16:19
Servidor adotou irmãos biológicos que não tinham expectativa de viverem juntos
Servidor adotou irmãos biológicos que não tinham expectativa de viverem juntos / Divulgação
Amor para distribuir. É isso que o servidor público de Campos Uanderson Barreto tem a oferecer. Ele formou uma família enorme, com nove filhos adotados. Não fosse, por si só, o número incomum de filhos, Uanderson tem ainda outra diferença: adotou crianças fora do perfil procurado pela maioria das pessoas e casais que pensam em adotar. Seus filhos foram adotados com mais de cinco anos e alguns deles são irmãos biológicos que puderam ser estabelecidos em uma família. Tal demonstração de amor ganhou rede nacional no ano passado, quando a família foi pauta do Fantástico. Mas essa família ainda tem uma vaga, que, espera Uanderson, seja preenchida o quanto antes. Ele aguarda uma reavaliação na Lei Municipal de Incentivo à adoção, que garante auxílio para adoção de crianças com necessidades especiais e fora do tal padrão exigido pela maioria que pensa em adotar.
— O décimo ainda está a caminho. Ele tem algumas complicações de saúde e a gente ainda está esperando o prefeito fazer uma avaliação de uma verba, um auxílio para crianças especiais — disse.
O décimo e último filho que Uanderson pretende adotar é irmão dos três anteriores. O pai é amparado pelo programa “Um Lar para Mim”, que, criado em 2013, institui o auxílio para servidor municipal que adotar crianças ou adolescentes oriundos das Unidades de Acolhimento do Município e contempla as idades de 05 a 18 anos, sendo concedido os valores de: dois salários mínimos por acolhimento de crianças de 5 a 8 anos incompletos; três salários por acolhimento de criança de 8 a 12 anos incompletos; quatro salários por acolhimento de criança entre 12 a 18 anos e cinco salários por acolhimento de portadores de deficiência, do vírus HIV (SIDA/AIDS) ou de outras doenças graves que requeiram cuidados pessoais e médicos permanentes.
Em nota, a Prefeitura disse que o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), responsável pela deliberação das políticas públicas da Infância, encaminhou uma minuta substitutiva do projeto para o Gabinete do Prefeito e a mesma segue em análise. Disse ainda que “o servidor Uanderson Barreto já recebe o total de R$ 12.974 mil, referente aos benefícios concedidos pela adoção de três crianças”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS