Chuva ultrapassa volume esperado para toda a semana e gera transtornos
Virna Alencar 19/02/2019 13:08 - Atualizado em 20/02/2019 17:48
Divulgação - Supcom
As águas que caíram em Campos entre o fim da tarde e a noite de segunda-feira (18) foram o suficiente para causar transtornos em pontos distintos do município. Nesta terça-feira (19), ainda era possível notar alagamento na avenida Souza Mota, no Fundão, em Guarus. Segundo os moradores, a Autopista Fluminense, concessionária responsável pela BR 101, realizou uma obra inadequada no Km 62 e a passagem de veículos de grande porte no trecho danifica a rede de escoamento de águas pluviais. Com isso, o volume d’água chega atingir residências e dificulta o trânsito. Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, possíveis pontos de alagamento no município estão sendo monitorados e a expectativa é de chuvas brandas até sábado (23).
O morador Wilson Pessanha de Abreu Filho, de 35 anos, disse que o alagamento na porta de casa é um problema constante e há cerca de dois anos vários contatos vêm sendo feitos junto à Autopista, sem respostas. “Moro aqui há 30 anos e não tem manutenção na parte de galeria. Há cerca de oito meses foi colocado um tubo de 75 milímetros na galeria não sendo suficiente para escoar a água da chuva. O asfaltamento feito pela concessionária há cerca de 90 dias não resiste a esse volume, que chega a invadir as nossas casas. Isso tem nos trazido prejuízos, estou, inclusive, fazendo obras de reforma”, disse.
O irmão dele, Welton Peixoto Pessanha, de 34 anos, questionou que a Prefeitura de Campos não realiza podas constantes de árvores na avenida. As folhas somadas às sarjetas, que segundo ele, não são limpas contribuiriam para entupir os bueiros gerando o alagamento no local.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “as árvores estão localizadas em uma avenida, por onde passa o trânsito da BR 101, rodovia de responsabilidade da concessionária Autopista Fluminense, por isso, a manutenção das árvores neste trecho é feita pela concessionária. De acordo com informação da superintendência de Limpeza Pública, a varrição é feita semanalmente no local, sendo realizada aos sábados. A limpeza dos bueiros é feita de 90 a 110 dias através da equipe padrão seguindo a rotatividade, além da limpeza semanal com retirada de inertes devido ao acúmulo de resíduo descartado pelos munícipes da região. O bairro também conta com coleta regular de resíduos domiciliares”, disse.
Já a Autopista Fluminense informou que “no último bimestre de 2018, a Arteris Fluminense realizou obras para desobstrução dos ralos de coleta e poços de visita em conjunto com a concessionária Vital – responsável pela limpeza e drenagem de Campos - além da pavimentação do segmento da avenida Souza Mota, que recebe o fluxo de veículos que seguem no sentido sul da BR 101, dentro do perímetro sob sua administração. Na manhã desta terça-feira (19), a equipe regional da Arteris entrou em contato com a secretaria de Obras de Campos e com a concessionária Vital para uma vistoria nos poços de visita do entorno da avenida Souza Mota, visando melhorar o escoamento de águas do local. A Arteris Fluminense informa também que mantém uma rotina de poda periódica das árvores, mas enviará uma equipe para vistoriar o local”.
Volume ultrapassa o previsto – A Prefeitura informou ainda que, nesta terça, a equipe da coordenadoria municipal de Defesa Civil esteve nas ruas junto com a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana monitorando possíveis pontos de alagamento no município. Durante seis horas desta segunda-feira (18) choveu 76,6 milímetros (mm) — 50mm a mais do que o previsto pelos institutos de meteorologia —, volume esperado para toda a semana.
O major Edison Pessanha informou que o órgão recebeu chamado para pontos como: Vila dos Pescadores, Santa Rosa e Rua Edmundo Chagas. "Todos estes locais possuem bomba de escoamento, mas como se trata de uma planície e choveu em seis horas o que estava previsto para a semana toda, acabou gerando o acúmulo de água em alguns pontos. Equipes estão nestes locais fazendo o monitoramento e acompanhando a fluidez do escoamento", destacou o major.
O coordenador informou ainda que a previsão é de chuvas de 15mm/dia, até sábado, o que não é motivo de preocupação. Ainda assim, a Defesa Civil Municipal continua monitorando a situação das chuvas e, em caso de necessidade, pode ser acionada através dos telefones 199 ou 98175-2512. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS