Boneco 100 Sossego sai nesta terça-feira
Matheus Berriel 18/02/2019 16:27 - Atualizado em 20/02/2019 18:28
Rodrigo Silveira
Pelo terceiro ano consecutivo, o Boneco 100 Sossego abrirá a programação pré-carnavalesca de Campos. O bloco sairá, na noite desta terça-feira (19), da pracinha do Sossego, no Parque Tamandaré. A concentração está marcada para as 17h, mas a festa vai até a meia-noite, percorrendo ruas do Centro e da Pelinca ao som de diversas marchinhas. Mais de 500 pessoas são esperadas pela organização do evento, que conta com apoio da Folha da Manhã.
De acordo com o músico Eduardo Gonçalves Maciel, idealizador do bloco, cerca de 250 camisas foram produzidas. Elas são vendidas a R$ 35, mas restam poucas. Na tarde dessa segunda-feira (18), foi entregue a Edu a última remessa, já com várias encomendas feitas pelos foliões. Os interessados nas últimas camisas podem entrar em contato pelo telefone (22) 99818-5530. Quem preferir também pode vestir outros tipos de roupa. Alguns pais estão preparando fantasias para a garotada.
— A divulgação está boa, e o povo está muito carente (de eventos carnavalescos). A bandinha é um espetáculo, uma banda grande, o povo começa a pular. Vou comprar fogos para agitar mais um pouco. Quem puder, vai lá. Mesmo quem não puder comprar a camisa... Acho até que vai acabar. Nesse ano, fiz um pouco mais, mas comecei a vender há um mês e meio — explicou Edu, que está envolvido na preparação do bloco desde setembro do ano passado. A bandinha, formada por um grupo de amigos instrumentistas, foi batizada com o mesmo nome do boneco que aparece em destaque no meio do povo.
O trânsito será fechado na região da pracinha do Sossego a partir das 16h. Depois das 17h, já será possível ouvir as primeiras marchinhas ensaiadas pelos músicos. O animado aquecimento para o desfile terá quatro horas de duração.
— Às 21h, o boneco sai pela rua Formosa (atual Tenente Coronel Cardoso), entra na Conselheiro José Fernandes, chega na Pelinca, volta, vai até o final da Pelinca, no Cantão, e retorna pela Formosa, por volta das 23h, 23h30. Aí fica mais um pouco na pracinha, até meia-noite, mais ou menos — explicou o idealizador.
Em 2018, as fortes chuvas que caíram em Campos no final de janeiro adiaram o bloco em uma semana. Esta é uma preocupação para os organizadores, mas, no que depender da confiança de Edu, desta vez tudo vai sair conforme planejado:
— No ano passado, caiu um temporal no dia, eu tive que adiar de qualquer maneira. Não tinha como, a chuva alagou as ruas, ficou impossível. Fizemos na outra semana. Neste ano, o tempo está meio estranho, mas eu venho acompanhando a previsão do tempo há mais de uma semana, e está indicando sol para amanhã (hoje). Possibilidade de chuva de 20%. Então, a gente está com esperança de que não vá chover, que não vá atrapalhar, não.
Após o Boneco 100 Sossego, o bloco seguinte na agenda campista será o Concentra Mas Não Sai, nesta quarta-feira (20), na rua Barão de Amazonas. Outros 14 eventos estão previstos para acontecer até 1º de março, data do desfile do tradicional Boi Capeta, na rua Tenente Coronel Cardoso, e do Boi do Canto, em Nova Brasília. Antes marcado para o dia 26, o bloco Cabeça de Gato foi cancelado devido à morte recente de José Carlos Barbosa, o popular Zé Psiu, proprietário do histórico bar Ao Gato Preto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS