Polícia prende em Santa Clara o traficante mais procurado de Guarus
Verônica Nascimento e Catarine Santo 17/02/2019 11:20 - Atualizado em 20/02/2019 17:38
Prisão de Léo Bala
Prisão de Léo Bala / Divulgação Polícia Civil
Equipe da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), com apoio de policiais do 8º BPM, prendeu o homem apontado como chefe do tráfico da facção Amigo dos Amigos (ADA) no subdistrito de Guarus, na manhã deste domingo (17). A prisão ocorreu em uma luxuosa casa de veraneio, na praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana. Conforme o delegado Pedro Emílio Braga, Léo Bala, contra quem, na década passada, pesaram quatro mandados de prisão por crimes contra a vida, fugiu do sistema penitenciário há cerca de cinco anos. Ele não retornou à prisão, depois de ter obtido um benefício prisional. Segundo a polícia, “Léo Bala é reconhecido como o ‘01’ da ADA em Guarus”.
— Iniciamos levantamento para identificar o paradeiro deste homem, que era o mais procurado da região, e, a partir disso, pudemos refinar informações obtidas desde o mês passado e que nos levaram, na última semana, à localização dele, nesta casa, em Santa Clara. Solicitamos mandado de busca e apreensão, deferido pela 1ª Vara Criminal de Campos, e cumprimos a diligência na manhã deste domingo. Ele é hoje o principal líder da ADA na circunscrição de Guarus, capitaneando diversas ações, homicídios e meios para toda atividade narcotraficante dessa localidade. Ele foi encontrado em uma casa de altíssimo padrão, com aluguel de alto valor cobrado, em torno de R$ 10 mil, que demonstra o poderio econômico adquirido através da atividade ilícita — explicou o delegado.
No cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa da praia sanfranciscana, a polícia apreendeu uma pistola 9mm com 12 munições e um revólver calibre 38, com 5 munições. Pedro Emílio diz que Léo Bala retorna ao cumprimento da prisão, mas prossegue sendo investigado em outros inquéritos policiais da 146ª DP. "Nós sabemos que a constituição do cenário do narcotráfico em Guarus é bastante complexo, temos certeza de que não é uma prisão que vai efetivamente reduzir drasticamente os índices, mas temos outras ações programadas, que serão levadas a efeito nos próximos meses e, com isso, dentro de um trabalho mais aprofundado, obter melhores índices de prisões. Mas, sem dúvida, é de fato uma prisão que atinge profundamente essa facção criminosa".
  • Prisão de Léo Bala

    Prisão de Léo Bala

  • Prisão de Léo Bala

    Prisão de Léo Bala

  • Prisão de Léo Bala

    Prisão de Léo Bala

De acordo com a polícia, havia quatro mandados de prisão contra Léo Bala, por crimes hediondos que ele teria praticado na função de narcotraficante e que fizeram dele “o homem mais procurado da região nos últimos anos”. Ele chefiaria o tráfico de drogas da região da Chatuba do Lebret.
— Tratou-se de uma ação direcionada à captura de um indivíduo de alta periculosidade, considerado o atual chefe da facção criminosa ADA, com quatro mandados de prisão já em fase de execução de pena que, somados à sua ascensão hierárquica nessa facção, o tornaram o homem mais procurado de Guarus, objeto de diversas diligências, tanto da Polícia Civil como Militar, no sentido de dar cumprimento a essa prisão. E fomos bem sucedidos nessa ação que terminou com a captura desse indivíduo, que havia ganhado liberdade em função de um benefício prisional obtido, mas que retorna, agora, à disposição da Justiça — concluiu Pedro Emílio.
 
 
.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS