Escola de Campos denunciada por atriz em redes sociais
Camilla Silva 19/02/2019 21:06 - Atualizado em 20/02/2019 17:39
A mãe de uma criança com espectro autista denunciou a escola Comecinho de Vida, localizada no Parque Califórnia, por não permitir a matrícula de seu filho. O impasse foi divulgado em grupos de redes sociais e, também, pela tia da criança, a atriz Cacau Protásio. Eles questionam a escola particular por não ter permitido a matrícula de Arthur, de 4 anos. A instituição informou que é inclusiva e atende todos os alunos de forma igualitária. “A repercussão negativa e isolada veio exposta de forma irregular e equivocada”, informou em nota.
Segundo relato da mãe, Renata Aline Monteiro, apesar de em um primeiro momento a escola informar que possuía estrutura para atendê-la, a criança foi recusada após ter sido analisada por funcionárias da escola. Teria sido informado que, no caso específico, o menino precisaria de um mediador em tempo total, o que não seria possível. A mãe contou que, sem qualquer profissional habilitado para tanto, a criança teria sido “diagnosticada” com autismo de grau moderado e rejeitada.
— Comecei a preencher a ficha dele quando surgiu a diretora e a dona falando que tinha que fazer uma avaliação com ele. Ela veio falando que Arthur precisaria de uma mediadora só para ele e que a escola não poderia fazer isso, pois não tinha condições. Falou que meu filho era muito grande e não saberia onde encaixá-lo e começou a colocar vários obstáculos. Aí percebi que elas estavam rejeitando meu filho, que sensação horrível, senti por ele. E no final ela falou que não poderia ficar com ele — explicou a mãe.
A postagem publicada em uma rede social pela tia da criança, a atriz Cacau Protásio, que recebeu mais de 20 mil interações, replicou a denúncia. “Ainda bem que Artur não sabe o que está acontecendo. Em volta dele tem a gente, pra proteger e defender. Uma maldade dessa diretora, tenho medo das crianças que estudam lá, como elas vão sair?”, publicou Cacau Protásio.
A direção da escola Comecinho de Vida foi procurada pela Folha e se manifestou em nota oficial, que também replicou nas redes sociais. “Em nossa escola não há funcionários que dê diagnósticos. Pois, nestes casos só são capacitados os profissionais da área médica. Nossa escola atua no mercado há 25 anos e atende todos sempre com muito amor e carinho. A Escola Comecinho de Vida é uma instituição inclusiva e atende todos os alunos de forma igualitária. Sendo assim, a escola Comecinho de Vida está à disposição para maiores esclarecimentos e sempre disposta a recepcionar todos de maneira inclusiva e afetiva. De toda sorte a Escola Comecinho de Vida se coloca à disposição da família para os devidos esclarecimentos”, informou a escola.
Legislação - A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista foi sancionada em 2012. O texto estabelece que o autista tem direito de estudar em escolas regulares, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Profissionalizante, e, se preciso, pode solicitar um acompanhante especializado.
Ficam definidas, também, sanções aos gestores que negarem a matrícula a estudantes com deficiência. A punição definida é de três a 20 salários mínimos.
Mãe de Arthur
Mãe de Arthur

ÚLTIMAS NOTÍCIAS