Americano quer surpreender o Flamengo depois de nove anos
Paulo Renato Pinto Porto
Genilson Pessanha
Depois de nove anos de ausência, o Americano volta neste domingo (24) ao Maracanã, o templo sagrado do futebol brasileiro, para enfrentar o Flamengo, às 17 horas, pela primeira rodada da Taça Rio. Apesar da campanha titubeante da Taça Guanabara, o milionário time rubro-negro desponta mais uma vez como favorito.
O técnico Josué Teixeira não alimenta ilusões. Admite que o favorito é o Flamengo, mas sabe que o futebol sempre apronta surpresas.
— O Flamengo é favorito, fez altos investimentos, mas em futebol tudo pode acontecer. Trabalhamos bastante a parte tática, planejamos algumas situações de jogo e vamos buscar colocar em prática uma estrutura de jogo bem inteligente no sentido de dificultar as para eles — analisou.
O comandante alvinegro considera os primeiros 15 minutos de jogo como cruciais.
— Sabemos que se passados os primeiros 15 minutos não tomarmos gols, eles serão pressionados e teremos chances de explorar essa pressão e equilibrar o jogo do primeiro para o segundo tempo. Se conseguirmos administrar o jogo um bom tempo, aumentará essa pressão sobre eles a tendência é que possamos passar o restante do jogo mais tranqüilos — analisou.
Em campo, é a primeira vez que Josué enfrenta Abel Braga, uma de suas referências. Os dois começaram a trabalhar juntos nas divisões de base do Fluminense.
— Nunca neguei que o Abel é minha referência profissional. É uma cara com quem convivi intensamente e, muita coisa que faço no dia a dia aprendi com ele, como gestor de pessoas, também na forma de lidar com todos. E, dentro de campo, ele conhece todos os caminhos — elogiou.
Josué confirmou a ausência dupla de zaga titular hoje. Admilton e Gabriel se recuperam de lesões e serão substituídos por Espinho e Junior Santos.
Retrospecto - Flamengo e Americano já se enfrentaram 46 vezes, com retrospecto amplamente favorável ao Flamengo. Foram 30 vitórias rubro-negras, sete triunfos do Americano e nove empates. Antes de disputar o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro, o Americano já duelara com o Rubro-Negro em amistosos. Em 1954, no Godofredo Cruz, o Flamengo venceu por 4 a 2. Era o timaço que viria se sagrar tricampeão carioca em 53/54/55. Em 1963, o Flamengo sapecou 8 a 0, ainda no Godofredo, com Gérson (em início de carreira) comandando as ações na goleada rubro-negra. Em 1966, empate em 0 a 0, também no Parque Tamandaré. O Flamengo veio a Campos com o time completo.
Outro jogo - Cabofriense e Portuguesa fazem hoje outra partida pela Taça Rio, em Cabo Frio, às 19h30.
Sérgio Pedro lembra proezas nos anos 70/80
Na última sexta-feira (22), o Americano promoveu um evento no Calçadão da Rua Sete de Setembro, quando reuniu vários de seus ex-jogadores, entre eles Sérgio Pedro, uma espécie de talismã alvinegro, que guarda boas recordações do adversário de hoje. Em 1979, foi dele o gol da vitória do Glorioso sobre o Flamengo, em pleno Maracanã, por 1 a 0. Em 1983, no Godofredo Cruz, no empate em 2 a 2 entre os dois times, o veloz e habilidoso atacante não apenas fez um gol (o outro foi de Amarildo) como foi considerado o melhor jogador em campo.
— No final do jogo, o Zico veio me entregar o troféu. No jogo que fizemos, no Maracanã, conseguimos a proeza de colocar 1 a 0 e segurar o resultado no Maracanã com um time que viria ser a base do Flamengo que foi campeão mundial Interclubes, em 1981. A gente sempre dava trabalho aos times grandes do Rio. Então, eu falo para os jogadores de hoje que acreditem nos seus sonhos. Apesar da diferença salarial e dos investimentos, é possível. No futebol, é possível acontecer essas surpresas. Por isso é esse esporte emocionante — analisou.
— É uma felicidade ver o Americano de volta à elite do futebol. Isso é bom não apenas para o clube, mas para Campos — concluiu o ídolo alvinegro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS