Com efetivo baixo, 32º BPM bate metas
Matheus Berriel 08/08/2018 21:17 - Atualizado em 09/08/2018 13:41
Mesmo enfrentando problemas com o baixo efetivo e as más condições de viaturas antigas, os agentes do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) têm se esforçado para combater a criminalidade em Macaé e área de cobertura. De acordo com dados divulgados pelo comandante da unidade, tenente-coronel Rodrigo Ibiapina, houve diminuição nos números de homicídios, roubos de rua e de veículos em julho, em comparação ao mês anterior.
O índice mais espantoso de junho foi o de roubos de rua: 229, representando um aumento de mais de 100% em relação a maio. Desta vez, a quantidade de roubos a transeuntes foi a menor dos últimos três meses: 117. Os roubos de veículos caíram de 40 para 37, enquanto os homicídios, de 17 para 14.
O 32º BPM abrange não apenas Macaé, mas também os municípios de Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã e Rio das Ostras.
Em entrevista anterior à Folha da Manhã, para matéria sobre os altos índices de crimes, publicada na última terça-feira (06), Rodrigo Ibiapina havia apontado alguns problemas da realidade atual.
— Nossas leis são muito modernas para um país que nunca abandonou a cultura do jeitinho, da burla às normas. Fica muito difícil fazer o retrabalho todos os dias. O crime se organiza em ritmo acelerado, enquanto o poder público, na sua eterna burocracia, não consegue acompanhá-lo na mesma velocidade. Enfim, é necessário muito mais do que o aumento de efetivo para que resultados efetivos comecem a surgir — afirmou na ocasião.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) informou que o 32º BPM “terá a sua capacidade operacional aprimorada com o reforço de 14 viaturas. Além disso, a PM acabou de viabilizar um convênio no valor de 93 milhões de reais para reformar e ajustar todas as viaturas da corporação que necessitem de algum reparo. Esse pacote de reformas será realizado por oficinas credenciadas nas regiões de cada organização militar”. A nota diz ainda que 170 viaturas do tipo Patamo serão distribuídas, até o final de agosto, entre os batalhões do estado. O batalhão de Macaé está entre os contemplados.
Está em vigor, por meio da intervenção federal, o Regime Adicional de Serviço (RAS), possibilitando que os policiais trabalhem nos dias de folga. Uma novidade recente é que haverá reavaliação médica dos policiais afastados pelo setor psiquiátrico, feita por médicos da PM com reforço de profissionais da Saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS