Band promove 1º debate na TV nesta quarta-feira
08/08/2018 21:22 - Atualizado em 10/08/2018 14:17
Após as convenções partidárias, começa nesta quarta-feira a temporada de debates com os candidatos à presidência da República na televisão. O primeiro deles, como tradicionalmente acontece, será na Band, a partir das 22h. O jornalista Ricardo Boechat irá mediar o encontro que reunirá oito presidenciáveis: Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (Psol), Álvaro Dias (Pode), Cabo Daciolo (Patri), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). O PT entrou com um recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para que o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva pudesse participar do debate, nem se fosse através de vídeo, direto de Curitiba, onde o petista está preso, cumprindo pena de 12 anos de detenção no caso do triplex do Guarujá.
Na última segunda-feira, a desembargadora substituta Bianca Georgia Cruz Arenhart já havia negado o mesmo pedido. Mesmo se Lula não puder participar do debate, a defesa do petista também requereu que a Band deixe um lugar vazio com o nome de Lula.
Ciro Gomes disse que o primeiro encontro entre os candidatos vai ajudar na escolha do eleitor. “As estruturas partidárias se corromperam e não vão deixar que o povo saiba de nada do que está acontecendo e o debate é que vai dar ao povo a ferramenta pra comparar”.
Para Marina Silva, o telespectador vai usar o debate para se informar. “(Espero) que as pessoas possam firmar sua convicção em quem irá votar a partir do conhecimento das propostas, da trajetória dos candidatos e das alianças que ele fez”, afirmou a candidata da Rede, enquanto Bolsonaro foi direto ao ser perguntado sobre o que o eleitor pode esperar dele no encontro: “verdade sinceridade e patriotismo”.
Álvaro Dias afirmou que o currículo terá peso. “É preciso revelar experiência, conhecimento, aptidão para o cargo executivo, e capacidade de liderar”. Já segundo Geraldo Alckmin, o debate é uma maneira de deixar o candidato mais perto do eleitor. “É importante um confronto não de pessoas, mas de ideias, propostas em benefício do país”. (A.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS