Açu Petróleo conclui a 50ª operação
31/08/2018 19:18 - Atualizado em 04/09/2018 17:17
Porto do Açu
Porto do Açu / Divulgação
A Açu Petróleo concluiu, nesta semana, a 50ª operação de transbordo de petróleo (ship-to-ship) no seu terminal no Porto do Açu, em São João da Barra. O número representa um marco para a empresa, que começou a operar em agosto de 2016. Cada operação movimenta, em média, 1 milhão de barris.
“Em apenas dois anos, iniciamos a operação com VLCC (Very Large Crude Carrier) e avançamos no processo de desenvolvimento do Terminal de Petróleo. Hoje, o T-OIL é a melhor alternativa para as exportações de óleo do Brasil”, disse Victor Snabaitis Bomfim, presidente da Açu Petróleo. No total, o terminal já movimentou 50 milhões de barris para os clientes Shell e Petrogal.
Desenvolvido pela Açu Petróleo (parceria da Prumo Logística e a Oiltanking), o T-OIL é o único terminal privado brasileiro com capacidade para receber navios da classe VLCC. Este ano o Terminal já operou 4 navios tipo VLCC, petroleiros que estão entre os maiores do mundo têm capacidade de armazenamento de até 2 milhões de barris de óleo cru.
Terminal — No T-OIL, a operação de transbordo é realizada em área abrigada por quebra-mar, possibilitando uma operação rápida e segura, com eficiência e redução no custo final para os clientes, o que aumenta a competitividade do petróleo brasileiro. A operação conta com um navio atracado e o outro a contra bordo, ambos cercados por barreiras de contenção a derrame no mar.
O Terminal, que está licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia, também inclui uma área licenciada para o futuro investimento em armazenamento e tratamento de óleo cru. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS