Conselho de Cultura elege novos membros
01/09/2018 15:24 - Atualizado em 04/09/2018 16:57
 Prefeitura de Macaé
Prefeitura de Macaé / Divulgação - Mauricio Porão
A Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Cultura, divulgou o Edital referente ao processo eleitoral de escolha de representantes da sociedade civil para o preenchimento das onze vagas regulares e seus respectivos suplentes dos segmentos culturais para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM), mandato de 2018 a 2020. Esta escolha, prevista na lei de criação do Conselho de Cultura (4.446/2018), acontecerá no Fórum de Cultura, que será realizado em 22 de setembro (sábado), a partir das 10h, no Teatro Municipal de Macaé (TMM).
Os interessados em se inscrever como candidatos a representantes da sociedade civil em um dos 11 segmentos culturais devem comparecer ao Teatro Municipal de Macaé, localizado no Centro Macaé de Cultura, na avenida Rui Barbosa, 780, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 9 as 17 horas, e no último dia de inscrição, 14 de setembro, até às 12h. Os segmentos são: Teatro, Dança, Audiovisual, Música, Artesanato, Artes Plásticas, Cultura Urbana, Literatura, Cultura Popular, Patrimônio e Produção Cultural.
O processo eleitoral durante o Fórum de Cultura será das 10h às 12h, em câmaras setoriais de cada uma das vertentes culturais. O eleitor inscrito, por meio de voto secreto, escolherá apenas um dos candidatos do segmento de sua opção. A partir das 12h, a Comissão Eleitoral sistematizará e contabilizará o total de votos.
“Os mais votados para cada linguagem comporão o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé e tomarão posse trinta dias após esta eleição. O Conselho é uma grande conquista para o município, porque nos alinha às políticas culturais das outras esferas de governo e ainda auxilia a gestão da Cultura nas discussões das políticas públicas”, disse o secretário de Cultura, Thales Coutinho.
Inscrição — Para se inscrever é necessário apresentar cópia de documento oficial de identidade (RG), comprovante atualizado de residência em Macaé ou declaração de que nele reside há pelo menos um ano. O candidato deverá comprovar sua atuação na área escolhida há pelo menos dois anos em Macaé e ser maior de 18 anos.
Já quem quiser participar da escolha dos candidatos terá até as 10h do dia 22 de setembro, dia do Fórum de Cultura, para se inscrever. Os eleitores também precisarão apresentar comprovação de bairro em que desenvolve uma das atividades culturais há mais de um ano ou comprovante de residência atualizado em Macaé (cópias). A apresentação de fotocópia de documento de identidade é obrigatória, assim como prestar informação se irá também se candidatar a uma das vagas do Conselho. Para votar é necessário ser maior de 16 anos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS